O Sporting de Braga defronta, esta quinta-feira, a AS Roma, em jogo a contar para a sexta jornada da fase de liga da Liga Europa. Os minhotos procuram a segunda vitória nesta fase da prova para não deixar escapar os lugares de acesso direto aos oitavos de final.
Apesar do calendário complicado que virá pela frente, o Sporting de Braga passou a respirar melhor na competição após o triunfo na jornada anterior, frente ao Hoffenheim, por 3-0, uma vez que se tinha imposto apenas uma vez, na estreia, sobre o Maccabi Telavive (2-1), perdendo depois com Olympiacos (3-0) e Bodo/Glimt (2-1) e empatando com o Elfsborg (1-1).
Ainda assim, perder pontos nesta altura crucial pode travar a luta dos minhotos pelos lugares de acesso direto à próxima ronda. Do outro lado estará uma equipa romana muito distante dos lugares cimeiros da Serie A, na qual ocupa o 11.º posto, mas com vantagem no confronto direto com os portugueses.
Nos dois duelos que já existiram entre AS Roma e Sporting de Braga, os italianos, que na altura eram orientados por Paulo Fonseca, venceram os dois encontros da Liga Europa em 2020/21 (2-0 e 3-1 para os giallorossi).
O jogo entre AS Roma e Sporting de Braga tem apito inicial agendado para as 17h45 (horário de Portugal Continental), esta quinta-feira, no Estádio Olímpico, na capital italiana, e terá arbitragem de Daniel Siebert.
Treinadores em discurso direto
Claudio Ranieri
Adversário: "Os pontos fortes do Braga são o facto de ser uma formação que gere muito bem a posse de bola, mas também adquiriu características típicas das boas equipas europeias. Embora mantenham a posse de bola, eles tentam muitas vezes jogar na vertical, com determinação. É uma equipa versátil, capaz de jogar com defesa a quatro ou a três. Quando escolhem a formação de três jogadores, colocam em campo um quinto elemento que é mais ala do que defesa."
Jogo: "Tenho certeza que será um jogo aberto, com duas equipas a jogar para vencer. Queremos fazer tudo bem. Não são jogos fáceis, mas queremos avançar na competição, tal como o Braga."
Transição: "Procuro sempre estar em sintonia com os meus jogadores e as minhas equipas. Estou convencido de que, conversando e estimulando-os da maneira certa, os rapazes poderão entender o seu treinador, entender o que ele pede e o que quer. Isso significa que posso cometer mais erros, por isso peço que me ajudem a cometer o mínimo de erros possível."
Carlos Carvalhal
Ausências: "Posso garantir que estão aqui os que tiveram o melhor desempenho durante os treinos e mereceram ser convocados. Nada mais a dizer. Em função disso, a convocatória foi feita. Todos são importantes, todos estão habilitados a jogar no 'onze' e os que estão cá vão dar conta do recado."
Concentração: "Em todas as circunstâncias como treinador nunca joguei um jogo para empatar, caso contrário o Leixões, do terceiro escalão, não tinha chegado à final da Taça de Portugal."
Equipa com personalidade: "Não nos vamos atemorizar, temos tido um padrão de jogadores ofensivos. Não vamos mudar, vamos com coragem, o jogo determinará o resultado em função da competitividade."
Últimos resultados
AS Roma: D-D-E-D-V
Sporting de Braga: D-V-V-V-E
Últimos onzes
AS Roma: Mile Svilar, Gianluca Mancini, Mats Hummels, Evan Ndicka, Angeliño, Leandro Paredes, Manu Koné, Zeki Çelik, Paulo Dybala, Alexis Saelemaekers, El Shaarawy.
Sporting de Braga: Matheus Magalhães, João Ferreira, Bright Arrey-Mbi, Sikou Niakaté, Roger Fernandes, Vitor Carvalho, João Moutinho, Gabri Martínez, Ricardo Horta, Amine El Ouazzani, Bruma.
Ausências
AS Roma: (-)
Sporting de Braga: Bruma e Niakaté.