Estalou uma grande polémica na Alemanha nas últimas horas. Joseph Moukoko, suposto pai de Youssoufa Moukoko, jogador do Borussia Dortmund, deu a entender esta sexta-feira que o passado do jovem jogador, tais como a idade e os progenitores, foi alterado.
Joseph Moukoko falou ao jornal alemão Bild e garantiu que o jovem jogador, que está cedido ao Nice, não nasceu a 20 de novembro de 2004, nem em Yaoundé, nos Camarões.
"Ciente da responsabilidade criminal de uma declaração falsa, declaro sob juramento: Youssoufa Moukoko não é meu filho biológico nem da minha mulher Marie Moukoko. Também não nasceu a 20 de novembro de 2004 em Yaoundé, nos Camarões", frisou o alegado pai, citado pelo diário alemão.
"Consegui uma certidão de nascimento falsa em Yaoundé. Com isso fui à embaixada e consegui também um passaporte para ele e depois levei-o para a Alemanha como meu filho. Na verdade, ele não nasceu a 19 de julho de 2000. Nós tornámo-lo quatro anos mais novo. Ele nasceu a 20 de novembro de 2004", acrescentou ainda.
O Dortmund já veio a público esclarecer a situação. Num comunicado enviado à 'Sky Germany', o clube alemão garante que o jovem jogador tem a documentação em dia.
"Os seus pais biológicos e as datas de nascimento constam dos documentos oficiais de identificação e das certidões de nascimento emitidas por uma autoridade alemã. Estes documentos continuam a ser válidos até hoje e constituem a base da elegibilidade e da autorização para jogar em clubes, quer na Alemanha quer no estrangeiro, e, naturalmente, em equipas de seleção de associações, como a seleção alemã de sub-21", esclareceu o Dortmund.
"De notar ainda que tanto o jogador como os pais biológicos identificados nos documentos acima referidos declararam perante nós e, no caso dos pais, mesmo perante terceiros, através de declarações juramentadas no âmbito de processos judiciais, que as informações contidas nos documentos oficiais acima referidos são corretas. Esta situação é, naturalmente, decisiva para nós, para a DFB e para o atual clube do jogador", termina a nota.
Leia Também: Atenção, Benfica: Barcelona triunfa em jogo de 'toma lá, dá cá'