Sporting rugiu alto em ano em que seleção foi eliminada no Europeu

O Sporting 'rugiu' alto em 2024, ao sagrar-se campeão nacional de futebol, com grande ajuda do goleador sueco Viktor Gyökeres, num ano em que a seleção masculina voltou a desiludir numa grande competição.

Notícia

© Getty Images

Lusa
14/12/2024 09:25 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

Revista do ano

Depois de um inesperado quarto lugar na época anterior, ganha pelo Benfica, o Sporting conquistou o seu segundo título em quatro épocas e meia com o treinador Ruben Amorim.

 

O campeonato foi a 'coroa' dos 'leões', que foram finalistas vencidos na Taça de Portugal e Supertaça, em jogos perante o FC Porto, que venceu o primeiro troféu ainda com Sérgio Conceição e o segundo com o antigo adjunto e novo treinador Vítor Bruno.

Ainda nos 'leões', Gyökeres mostrou ser um dos mais 'letais' avançados da atualidade, no futebol nacional e internacional, e foi crucial no caminho para o título, com uma produção assombrosa, ao melhor estilo de Mário Jardel, Jonas ou Radamel Falcao.

O avançado sueco prepara-se para terminar 2024 como o maior goleador do ano, sendo um caso sério de produtividade, que se estende além-fronteiras, a nível interno, na Champions, mas também pela sua seleção.

A liderança leonina cresceu com boas escolhas, mas também demérito dos rivais FC Porto e Benfica, o primeiro em convulsão interna -- com o fim de um reinado de 42 anos de um presidente, Pinto da Costa -, e o segundo com a insistência num projeto falhado.

Para o futuro paira alguma incerteza nas hostes leoninas, sobretudo após a saída de um dos principais obreiros do projeto, o treinador Ruben Amorim, que em meados de novembro deixou o cargo para assumir o Manchester United, sendo sucedido por João Pereira, ex-técnico da equipa B.

No FC Porto houve grande mudança, com a chegada ao poder de André Villas-Boas, a saída do 'mítico' e mais titulado presidente de sempre, Pinto da Costa, bem como do treinador Sérgio Conceição, há sete épocas à frente da equipa, e do capitão Pepe, que se retirou aos 41 anos.

Os 'dragões' terminam 2024 com muitas dúvidas, nomeadamente a continuidade do treinador Vítor Bruno, num ano de convulsões internas que se estenderam à sua principal claque e levaram à detenção do seu líder, elemento próximo do ex-presidente.

No Benfica, a aposta de continuidade no alemão Roger Schmidt, que tinha vencido na sua época de estreia e teve uma segunda temporada má, foi penalizante, com o clube a despedir o treinador à quarta jornada, depois de perder cinco pontos em 12 possíveis.

Apesar do divórcio entre treinador e adeptos, que se arrastava desde a época anterior, os resultados e as exibições na nova época continuaram aquém do expectável, e Schmidt saiu mesmo para dar lugar ao regresso de Bruno Lage.

O ano ficou também marcado no escalão maior pelo regresso de equipas das ilhas ao 'convívio' entre 'grandes', com Nacional (Madeira) e Santa Clara (Açores) a subirem de divisão, acompanhados pelo AVS, e, em sentido inverso, Desportivo de Chaves, Vizela e Portimonense foram despromovidos à II Liga.

Em matéria de golos, apesar de nula produção no Euro2024, Cristiano Ronaldo continua a ser notícia, com o avançado, de 39 anos, a ultrapassar a barreira dos 900 golos na carreira.

No Europeu, disputado na Alemanha, CR7 ficou em branco pela primeira vez numa grande competição, mas pela equipa das 'quinas' voltou a marcar na campanha de apuramento para os quartos de final Liga das Nações, contabilizando cinco golos.

Cristiano Ronaldo não dá quaisquer sinais de poder deixar a breve prazo a seleção, contrariamente ao amigo e muitas vezes companheiro Pepe, que fez o último jogo no Euro2024.

O central despediu-se na eliminação nos quartos de final diante da França (0-0 após prolongamento, 5-3 nas grandes penalidades), numa competição em que Portugal voltou a não ser capaz de triunfar com uma das suas gerações mais talentosas.

Em femininos, a seleção, ainda num patamar de crescimento, apurou-se para o seu terceiro Europeu consecutivo, e, a nível de clubes, o Benfica teve um ano em cheio, com os títulos de campeão, Taça da Liga e Taça de Portugal, mais a chegada aos quartos de final da Liga dos Campeões, enquanto o rival Sporting abriu a nova época a vencer a Supertaça.

O ano terminou a 'ratificar', em congresso da FIFA, a candidatura única ao Mundial2030, que tem Portugal, Espanha e Marrocos como organizadores, e Argentina, Paraguai e Uruguai a receberem jogos de abertura, da edição do centenário da competição.

Antes, o futebol português despediu-se de duas das maiores figuras da sua história, ainda em fevereiro do antigo goleador de Académica e Benfica e treinador campeão europeu com o FC Porto, Artur Jorge, e em junho do goleador e ex-capitão do Sporting Manuel Fernandes, que não resistiu a doença prolongada.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Playboy esgota com capa de campeã do mundo em patinagem de velocidade

Playboy

Playboy esgota com capa de campeã do mundo em patinagem de velocidade

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1333
2Benfica1231
3FC Porto1331
4Santa Clara1327
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1320
8Famalicão1318
9Rio Ave1315
10Casa Pia1314
11Estoril1314
12Gil Vicente1313
13Estrela1312
14Boavista1311
15AVS1311
16C.D. Nacional129
17Farense139
18Arouca138
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Uma última despedida. Mercedes dá oportunidade única a Hamilton

Fórmula 1

Uma última despedida. Mercedes dá oportunidade única a Hamilton

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas