'Bailado' de Quenda e Gyokeres guia Sporting à final da Taça da Liga

Verde e brancos venceram o Clássico diante do FC Porto, com uma jogada de régua e esquadro dos dois jogadores. Leões ficam à espera do vencedor do encontro entre Benfica e Sporting de Braga.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
07/01/2025 21:47 ‧ há 18 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Taça da Liga

O Sporting é o primeiro finalista da edição 2024/25 da Taça da Liga. No primeiro jogo da final four a decorrer na cidade de Leiria, os verde e brancos venceram o Clássico diante do FC Porto, por 1-0, regressando assim à final da competição.

 

O único golo do encontro disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa foi anotado pelo inevitável Viktor Gyokeres aos 56 minutos, após uma sublime jogada iniciada por Geovany Quenda.

Filme do jogo:

Cerca de um ano depois da eliminação aos pés do Sporting de Braga na meia-final da última edição da Taça da Liga, o Sporting regressou a Leiria à procura de voltar à final da competição. Já o FC Porto não foi a Leiria em 2024, mas tinha sorrido na final de 2023 diante deste mesmo Sporting.

Era a terceira vez que leões e portistas se defrontavam esta temporada. Depois do triunfo do FC Porto em Aveiro e da vitória leonina para o campeonato em setembro, o terceiro capítulo do Clássico em 2024/25 valia a presença na final da Taça da Liga. Mas não começou nada bem para a equipa de Rui Borges, dado que o técnico teve de trocar Matheus Reis por Geovany Quenda logo aos 14 minutos por lesão do defesa brasileiro.

A primeira parte foi de equilíbrio de parte a parte. O FC Porto esteve por cima em largos minutos da etapa inicial e criou a primeira ocasião de perigo aos 20 minutos. Depois de um grande trabalho de Rodrigo Mora sobre a direita, Nico González surgiu à entrada da área e rematou a rasar o poste da baliza à guarda de Franco Israel. O jovem criativo portista tentou a sorte em cima da meia hora de jogo e atirou muito perto da baliza.

O Sporting acabou por melhorar com a entrada de Geovany Quenda e chegou ao intervalo por cima do jogo. Aos 41 minutos, Gyokeres passou por Nehuén Pérez e Martim Fernandes e rematou em arco da esquerdo muito perto da baliza de Cláudio Ramos, hoje titular no lugar de Diogo Costa. O ex-Tondela esteve em evidência à beira do intervalo com uma grande defesa. Quenda rematou de fora da área, a bola sofreu um desvio e quase enganou Cláudio Ramos que defende para a linha de fundo.

No último lance da primeira parte, os jogadores do Sporting ficaram a reclamar por um penálti, por alegado corte com a mão de Eustáquio após remate de Quenda. António Nobre e o VAR mandaram as duas equipas descansar, não descortinando um castigo máximo.

Bailado de Catamo e Quenda e frieza de Gyokeres

Sem alterações para a segunda parte, Sporting e FC Porto entraram determinado a marcar o golo que os colocasse mais perto da final da Taça da Liga. O bom final de primeira parte dos campeões nacionais prolongou-se até ao início da etapa complementar e os leões chegaram mesmo à vantagem logo a abrir.

Corria o minuto 56 quando se assistiu ao único golo da partida em Leiria e num lance algo confuso na área portista. Tudo começou numa genialidade de Catamo. O moçambicano driblou para o meio, a bola a chega a Quenda e este descobre um buraco na defesa portista que faz o esférico chegar a Gyokeres. Na cara de Cláudio Ramos, o sueco não desperdiçou.

A necessitar de correr atrás do prejuízo, Vítor Bruno lançou em campo Zaidu, que se estreou esta temporada, sendo que Galeno subiu no terreno para extremo. O conjunto azul e branco teve mais bola nesta reta final, mas nunca conseguiu produzir o que fez na primeira parte. A reta final também ficou marcada por muitos cartões amarelos, o que não facilitou em nada a tarefa dos portistas. O melhor que o FC Porto conseguiu foi um remate de meia distância de Otávio para defesa segura de Franco Israel.

Contas feitas, o Sporting venceu e seguiu em frente para a final da Taça da Liga, onde irá medir forças com o Benfica ou o Sporting de Braga, que disputam a outra meia-final já na noite de quarta-feira.

Momento do jogo: Numa jogada que merece ser vista e revista vezes sem conta, um passe sublime de Quenda esteve na origem do golo de Gyokeres que guiou o Sporting à final.

Equipas iniciais

Sporting: Franco Israel, Iván Fresneda, St. Juste, Diomande, Matheus Reis, Geny Catamo, Morita, Hjulmand, Maxi Araújo, Gyokeres e Trincão.

Suplentes: Kovacevic, Zeno Debast, Conrad Harder, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Alexandre Brito, João Simões, Geovany Quenda e Eeduardo Quaresma.

FC Porto: Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Otávio Ataíde, Galeno, Nico González, Stephan Eustáquio, André Franco, Rodrigo Mora, Pepê e Samu Omorodion.

Suplentes: Diogo Costa, Fábio Vieira, Zaidu, Iván Jaime, Namaso, Alan Varela, João Mário, Deniz Gul e Zé Pedro.

Antevisão

Aí está o início da definição do campeão de inverno. Sporting e FC Porto entram em campo está terça-feira para disputar uma espécie de tira-teimas, na primeira meia-final da Taça da Liga. O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, recebe este Clássico português.

Leões e dragões chegam à final four da prova, com um ponto de diferença no campeonato. Os verde e brancos são os líderes da competição, fruto do empate sofrido no terreno do Vitória SC (4-4) e da suspensão da visita dos portuenses ao Nacional.

Este será o terceiro jogo entre Sporting e FC Porto na presente temporada, com uma vitória para cada um dos lados. Depois da vitória azul e branca, no prolongamento e após reviravolta (4-3), na Supertaça Cândido Oliveira, em Aveiro, houve triunfo caseiro verde e branco na I Liga por 2-0, ainda em agosto do ano passado. Agora, os rivais vão desempatar esta luta no jogo de acesso à final da Taça da Liga, marcada para sábado.

Esta meia-final entre Sporting e FC Porto reedita a final da edição de 2022/23. Na altura, os golos de Stephen Eustáquio e Ivan Marcano carimbaram aquele que foi o único triunfo portista sobre os lisboetas na competição, ao cabo de seis jogos.

O encontro entre Sporting e FC Porto tem início agendado para as 19h45 desta terça-feira, será ajuizado por António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria, e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: O onze provável do FC Porto perante o Sporting (com regresso à vista)

Leia Também: O provável primeiro onze de Rui Borges para um Sporting-FC Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Justiça investiga jogador da Premier League suspeito de violar 3 mulheres

Inglaterra

Justiça investiga jogador da Premier League suspeito de violar 3 mulheres

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Condutores perdem 60 horas em média no trânsito em Lisboa

Trânsito

Condutores perdem 60 horas em média no trânsito em Lisboa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas