É o que falta para o fim da primeira volta. O FC Porto volta a jogar na Madeira, este domingo, frente ao Nacional, de forma a retomar a partida suspensa por 'culpa' do nevoeiro, no passado dia 3 de janeiro, com um olho... na liderança.
Com 0-0 no marcador ao fim de 14 minutos e 30 segundos disputados, a equipa de Vítor Bruno sabe que, em caso de vitória, sobe de forma isolada ao trono da I Liga, onde mora o campeão Sporting com apenas mais um ponto.
Nesse quase um quarto de hora que se jogou na Choupana, houve tempo e espaço para polémica, com um lance de passível expulsão a envolver Rodrigo Mora, sendo que a demora na revisão das imagens no VAR também já levou o clube da cidade Invicta a pedir... oito minutos de compensação.
Recorde-se que o FC Porto chega a este jogo na sequência de uma eliminação no acesso à final da Taça da Liga, frente ao Sporting (1-0), algo que até conduziu à antecipação do encontro de dia 15 para 12, sendo que, do outro lado, o Nacional tenta a todo o custo sair da zona de descida, precisando, para isso, de somar os três pontos.
O jogo irá ser retomado a partir das 15h30 (horário de Portugal Continental), na Choupana, com arbitragem de Tiago Martins, sendo que poderá acompanhar, em direto, as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Tiago Margarido:
Análise ao momento do adversário: "Na minha ótica, estamos a defrontar o melhor FC Porto da época. Obviamente que vêm de uma derrota [1-0 contra o Sporting], mas que surgiu de detalhes, em que o vencedor podia ter pendido para um lado ou para o outro. Portanto, contamos com o melhor FC Porto da época".
Superioridade nos primeiros 15 minutos antes do adiamento: "Tivemos uma entrada forte. Como nós costumamos dizer, uma entrada à Nacional, com dois remates à baliza e uma grande oportunidade para inaugurar o marcador, com o Luís Esteves, para uma excelente defesa do Diogo Costa".
Rodrigo Mora devia ter sido expulso?: "No dia seguinte, tive oportunidade de ler alguns jornais, em que havia opiniões sobre o assunto, e essas também eram diferentes da do senhor árbitro. A minha também é diferente, mas, como agentes desportivos, temos de respeitar, porque o árbitro é que decide e ele é que manda".
Vítor Bruno:
Não realizou a habitual conferência de imprensa, dado que já a havia feito no passado dia 2 de janeiro, na véspera da data inicialmente escolhida para o encontro.
Últimos resultados
Nacional: D-V-D-E-D
FC Porto: D-V-V-V-V
Últimos onzes
Nacional: Lucas França, Garcia, Ulisses Wilson, Léo Santos, José Gomes, Djibril Soumaré, Bruno Costa, Luís Esteves, João Aurélio, Dudu e Isaac Tomich.
FC Porto: Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Wenderson Galeno, Stephen Eustáquio, Nico González, André Franco, Rodrigo Mora, Pepê e Samu Aghehowa.
Ausências
Nacional: Miguel Baeza (lesionados); Rúben Macedo (em dúvida).
FC Porto: Nico González (castigado); Francisco Moura, Marko Grujic (lesionados).
Leia Também: Ponto final nas dúvidas. Eis a data da retoma do Nacional-FC Porto