O FC Porto perdeu por 2-0 na deslocação ao reduto do Nacional, este domingo, na 17.ª ronda do campeonato nacional, desperdiçando assim uma ‘oportunidade de ouro’ para tirar ao Sporting o primeiro lugar, isto depois do deslize dos leões com o Vitória SC, no início do novo ano (4-4).
O encontro, retomado hoje depois de ter sido adiado no dia 3 de janeiro pelo intenso nevoeiro que assolou a Choupana, começou praticamente com um golo dos homens da casa, vantagem essa que aumentou ainda antes do intervalo (para não mais se alterar).
Vítor Bruno introduziu uma novidade no onze inicial e lançou o jovem Vasco Sousa para o lugar de Alan Varela, que se encontra lesionado. Assim que o jogo foi retomado, a partir dos 15 minutos, bastaram pouco menos de 120 segundos para que o Nacional fizesse estragos e acabasse por abrir o ativo.
Dudu, após cruzamento de Garcia, atirou para o 1-0 e alertou, desde logo, os dragões para as dificuldades que iriam encontrar.
Ainda antes do intervalo, Vítor Bruno fez entrar João Mário e Danny Namaso, para os lugares de Martim Fernandes e Pepê, mas as alterações não produziram efeitos positivos - pelo contrário.
O Nacional chegou ao 2-0 os 44’, por intermédio de Zé Vítor, e uma vez mais de cabeça. Bruno Costa bateu o canto à direita e o central brasileiro, uma das figuras do jogo, atirou para o segundo dos insulares.
O FC Porto, que na primeira parte não chegou nem por uma vez à baliza do adversário, conseguiu dois remates à baliza nos últimos 45 minutos, ainda que nenhum deles tenha sido convertido em golo.
Assim sendo, e feitas as contas, o FC Porto continua com 40 pontos, menos um do que o Sporting, e não deixa, por isso, o segundo lugar. Já o Nacional, com 16 pontos, escapa da zona de despromoção e encontra-se, agora, no 14.º posto.
Onzes iniciais
Nacional: Lucas França, José Gomes, Ulisses Rocha, Zé Vitor, Gustavo Garcia, Djibril Soumare, Matheus Dias, Teodora, Luís Esteves, Bruno Costa, Isaac.
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otavio, Nehuen Pérez, Galeno, Vasco Sousa, Eustáquio, André Franco, Rodrigo Mora, Pepê e Samu.
Antevisão
É o que falta para o fim da primeira volta. O FC Porto volta a jogar na Madeira, este domingo, frente ao Nacional, de forma a retomar a partida suspensa por 'culpa' do nevoeiro, no passado dia 3 de janeiro, com um olho... na liderança.
Com 0-0 no marcador ao fim de 14 minutos e 30 segundos disputados, a equipa de Vítor Bruno sabe que, em caso de vitória, sobe de forma isolada ao trono da I Liga, onde mora o campeão Sporting com apenas mais um ponto.
Nesse quase um quarto de hora que se jogou na Choupana, houve tempo e espaço para polémica, com um lance de passível expulsão a envolver Rodrigo Mora, sendo que a demora na revisão das imagens no VAR também já levou o clube da cidade Invicta a pedir... oito minutos de compensação.
Recorde-se que o FC Porto chega a este jogo na sequência de uma eliminação no acesso à final da Taça da Liga, frente ao Sporting (1-0), algo que até conduziu à antecipação do encontro de dia 15 para 12, sendo que, do outro lado, o Nacional tenta a todo o custo sair da zona de descida, precisando, para isso, de somar os três pontos.
O jogo irá ser retomado a partir das 15h30 (horário de Portugal Continental), na Choupana, com arbitragem de Tiago Martins, sendo que poderá acompanhar, abaixo, as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FPF promove alteração na equipa de arbitragem do Nacional-FC Porto