As emoções da Taça de Portugal continuam ao rubro e ainda há vagas por preencher nos quartos-de-final da prova rainha. Um deles, é certo, irá pertencer a Farense ou Benfica, mediante do desfecho do jogo que acontece esta terça-feira, no Algarve.
As águias chegaram aos 'oitavos' após vencerem o Pevidém (0-2) e o Estrela da Amadora (7-0), enquanto que o Farense ultrapassou a Sanjoanense (2-4) e o Arouca (1-2), percursos algo idênticos e que, também por isso, deixam em aberto as possibilidades.
A Taça, como se sabe, é pródiga no que diz respeito a surpresas, com os leões de Faro a acreditarem na repetição de um resultado que já conseguiram por seis vezes, o número de ocasiões que venceram as águias. Por outro lado, o emblema da Luz levou a melhor em 38 jogos já disputados, sobrando 12 empates no histórico de confrontos.
Para chegar à última vez que o Farense conseguiu surpreender o Benfica é preciso recuar até 1998. Na altura, no Algarve, a equipa agora orientada por Tozé Marreco conseguiu ganhar por 1-0, tendo valido um golo único de Hassan Nader. Desde então, os encarnados já saíram vitoriosos por nove ocasiões, sendo que a última aconteceu há bem pouco tempo, em novembro do ano passado (1-2).
Farense e Benfica disputam um lugar nos 'quartos' da Taça de Portugal a partir das 20h15 desta terça-feira, no Estádio de São Luís, encontro que será apitado por Hélder Malheiro, da AF Lisboa, e que poderá acompanhar mais logo aqui, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Tozé Marreco
Que jogo antecipa? "O meu foco é o que temos de controlar as pequenas coisas que encontramos. Nas equipas 'grandes', há menos defeitos, há menos coisas a explorar. Sermos muito assertivos nesse momento naquilo que temos de explorar e sabemos o que temos que explorar. E depois, meter agressividade, crença, vontade, sabendo que em alguns momentos, provavelmente, vamos ter de sofrer e temos de sofrer juntos".
Conquista da Taça da Liga motiva o Benfica? "Se não tivesse ganhado a Taça da Liga, [o Benfica] vinha com vontade de dar a volta à situação. Portanto, é uma situação que nós Farense, e eu, treinador, não controlo, e em que não me foco muito, sabendo que pode haver mais confiança, obviamente, porque é a conquista de um título. Mas se assim não fosse, a motivação com certeza que viria de outras premissas e de outros momentos".
Jogar no próprio estádio: "É o nosso estádio, sabemos da força que aqui temos, que queremos continuar a ter e, sendo um jogo a eliminar, tudo é possível. Eu tenho os pés muito bem assentes no chão, sei muito bem a nossa realidade, sei muito bem das dificuldades que vamos ter, agora, acho que é momento também de sonhar, sabendo o que temos de fazer. É um jogo a eliminar, tudo pode acontecer. Sonhar, a saber o que temos de fazer".
Bruno Lage
Análise ao Farense: "Vamos ter um jogo muito difícil contra o Farense. Já o tinha sido na primeira mão. O Tozé tem feito um excelente trabalho, com bons resultados recentemente. É uma equipa muito competente e quer seguir em frente. Depois de vencermos a Taça da Liga, pretendemos também estar na final da Taça de Portugal. Temos de fazer um jogo muito bom e continuar o trajeto".
Confiança em conquista após derrota em Alvalade: "Ainda não tenho uma bola de cristal. Não adivinho as coisas. Nem tento acertar. Percebo muito bem o grupo que tenho. Naquele vídeo mostra muitas coisas para além disso e outras que pensam que não existe, como a união do grupo ou o compromisso do capitão com a equipa. O vídeo não mostra um treinador que adivinha, mostra um treinador convicto dos jogadores que tem à sua disposição. Temos um plantel muito bom e se encontrarmos a tal consistência podemos disputar o título que tanto desejamos. O que mais quero é, no dia a seguir a um jogo, passar no corredor em que temos uma réplica de todas as taças, que o do campeonato passe do 38 para o 39. Tal como já aconteceu com esta Taça da Liga. É isso que queremos".
Estado atual do Benfica: "Vai ser o melhor Benfica. Aquilo que falámos nos primeiros meses de trabalho foi a união. Unimos também os adeptos. Aquilo que queremos neste momento é consistência. É em busca disso que temos de continuar a trabalhar. Não podemos perder a união que temos, quer dentro do clube, quer com os adeptos. A consistência tem de partir de todos, dos jogadores e da equipa técnica, sabendo que temos de jogar de três em três dias. Queremos que as rotinas se mantenham e o onze estabilize, mas temos de proporcionar momentos a cada jogador e temos de lidar com lesões".
Últimos resultados
Farense: E-D-V-E-E
Benfica: V-D-D-V-V
Últimos onzes
Farense: Ricardo Velho, Lucas Áfrico, Cláudio Falcão, Marco Moreno, Pastor, Ângelo Neto, Miguel Menino, Paulo Victor, Mehdi Merghem, Tomané e Marco Matias.
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Orkun Kökçü, Florentino Luís, Ángel Di María, Fredrik Aursnes, Andreas Schjelderup e Vangelis Pavlidis.
Ausências
Farense: Marco Moreno (castigo) e Kaique (lesão).
Benfica: Tiago Gouveia (lesão).
Leia Também: Tozé Marreco quer Farense preparado para sofrer frente ao Benfica
Leia Também: Bruno Lage alerta Benfica para a Taça: "Passamos de bestiais a bestas"