O Benfica regressou aos triunfos na I Liga, esta sexta-feira, ao golear o Famalicão, por 4-0, com um hattrick 'louco' de Leandro Barreiro e um golo de Orkun Kokçu, num arranque de segunda volta que permitiu a 'colagem', à condição, ao Sporting
De olho na 'vingança' face à derrota na ronda inaugural do campeonato (2-0), o médio luxemburguês estreou-se a marcar pelas águias (11') e, antes do intervalo, ainda bisou (36').
Não ficaria por aí. Com 'Fama' de goleador, Leandro Barreiro chegou ao hattrick (67'), ao qual se seguiu ainda um golo de Orkun Kokçu (81'), selando a conquista dos três pontos, quase uma semana após a conquista da Taça da Liga.
Primeiro veio o bis
Bruno Lage optou por promover uma mão cheia de alterações, com as entradas de Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, Orkun Kokçu, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis para os lugares de Samuel Soares, Alexander Bah, Fredrik Aursnes, Ángel Di María e Arthur Cabral. Já Hugo Oliveira trocou apenas Tom van de Looi por Zaydou Youssouf.
Dominadores desde o início ao fim, os encarnados começaram por ameaçar a baliza de Lazar Carevic bem cedo, com as primeiras investidas de Akturkoglu e Schjelderup, até que Leandro Barreiro rubricou a sua estreia a marcar (11'), ao aproveitar um passe de Pavlidis.
Seguiu-se um ritmo de jogo algo 'morno', mas por pouco tempo. Já para lá da meia hora de jogo, o internacional luxemburguês beneficiou da assistência 'açucarada' de Schjelderup e bisou (36'), deixando as coisas mais serenas na Luz.
Em cima do apito para o intervalo, Pavlidis ainda ficou isolado em busca do 3-0, no fecho do terceiro minuto de compensação concedido, mas o árbitro João Gonçalves apitou para o intervalo e não se livrou… de uma grande assobiadela.
E depois a 'estocada' final
Sem alterações a registar ao intervalo, o jogo na Luz seguiu a mesma toada, com um Benfica à procura de mais golos, perante um Famalicão com pouca identidade, ao ponto de fechar o jogo sem qualquer remate enquadrado com a baliza de Trubin.
Sensivelmente a meio do segundo tempo, Leandro Barreiro quis fechar aquela que foi uma noite de glória com um inesquecível hattrick (67'), aproveitando uma nova assistência de Schjelderup, sendo que, com as entradas de Arthur Cabral, Alexnader Bah, Bajrami, João Rêgo e Amdouni, o 4-0 final ficou reservado para Orkun Kokçu (81').
Com este resultado, o Benfica passa a somar os mesmos 41 pontos que o Sporting, que ainda vai jogar frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, este sábado, enquanto o FC Porto surge logo atrás, com 40, antes de visitar o terreno do Gil Vicente. Já o Famalicão, ainda sem qualquer triunfo sob o comando técnico de Hugo Oliveira, ocupa o nono posto, com 20 pontos.
[Notícia atualizada às 22h17]
Leia Também: Leandro Barreiro estreou-se a marcar pelo Benfica e festejou desta forma
Leia Também: Schjelderup 'baralhou' e Leandro Barreiro bisou no Benfica-Famalicão
Leia Também: O que se passou? Pavlidis isolou-se... e árbitro apitou para o intervalo
Leia Também: Barreiro vezes três. Médio do Benfica assina hattrick e faz história
Onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Álvaro Carreras , António Silva, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Leandro Barreiro, Florentino Luís, Orkun Kokçu, Andreas Schjelderup, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.
Famalicão: Lazar Carević, Rodrigo Pinheiro, Enea Mihaj, Justin de Haas, Rafa Soares, Gustavo Sá, Mirko Topic, Gil Dias, Youssouf, Sorriso e Óscar Aranda.
Antevisão
A segunda volta da I Liga arranca, esta sexta-feira, com um duelo entre Benfica e Famalicão, com um sentimento de 'vingança' à mistura a pairar no Estádio da Luz.
Tudo isto porque o emblema minhoto venceu os últimos dois duelos frente às águias, o primeiro (2-0) a confirmar o título do Sporting e o segundo (também por 2-0) a castigar a equipa encarnada, na altura liderada por Roger Schmidt, com uma derrota no começo do campeonato.
A verdade é que o conjunto, agora orientado por Bruno Lage, vem de três vitórias consecutivas - duas a valer a conquista da Taça da Liga e a mais recente na Taça de Portugal -, mas os últimos dois jogos no campeonato terminaram em derrota, frente a Sporting (1-0) e Sporting de Braga (1-2), pelo que está obrigado a regressar aos três pontos para atacar a liderança, ocupada pelo rival Sporting.
Do outro lado está um adversário que, desde a chegada de Hugo Oliveira, ainda não experimentou o sabor da vitória, pelo que também isso será um fator a ter influência na abordagem ao encontro.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta sexta-feira, no Estádio da Luz, com arbitragem de João Gonçalves, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-Famalicão: Sentimento de 'vingança' no ataque... à liderança?