FC Porto e Sporting de Braga seguiram o mesmo 'comboio' de Benfica e Sporting (derrotados na Liga dos Campeões), esta quinta-feira, ao perderem os respetivos jogos da Liga Europa, diante de Olympiacos (0-1) e Union St. Gilloise (2-1), respetivamente, algo que atirou ambos para fora da zona de playoff.
Por esse motivo, as duas equipas nortenhas estão 'forçadas' a ganhar na última jornada para voltarem a ocupar um lugar no top24 da segunda maior prova europeia de clubes da UEFA. No caso dos dragões, um empate diante do Maccabi Tel Aviv até possa ser suficiente, porém, o cenário dos arsenalistas é outro e a eventual vitória, frente à Lazio, só será gloriosa mediante uma determinada conjugação de resultados. Vamos por partes.
O FC Porto ocupa o 25.º posto, com oito pontos, estando a um ponto das equipas que ocupam o fundo da 'boia de salvação', entre as quai AS Roma (21.º), Ferencváros (22.º), Fenerbahçe (23.º), de José Mourinho, e Besiktas (24.º). Com uma diferença de golos positiva (1), os azuis e brancos apenas perderiam para a equipa italiana (+2) numa eventual igualdade pontual, mas, em simultâneo, também não poderiam ver as equipas atrás de si - Twente, Sporting de Braga, Hoffenheim e Maccabi Tel Aviv - a conseguir algo mais que um empate. Um cenário de triunfo dissipa qualquer dúvida e garante a continuidade na prova europeia.
A situação do Sporting de Braga, atual 27.º classificado com sete pontos, é outra. Um empate na receção à líder da fase de liga única não é suficiente para chegar ao top24 e um triunfo só o será se as equipas à sua frente 'tropeçarem'. São elas Twente, FC porto, Besiktas, Fenerbahçe, Ferencváros, AS Roma e não só. O triunfo igualaria os 10 pontos de PAOK (17.º), Real Sociedad (18.º), Midtjylland (19.º), Elfsborg (20.º), cuja diferença de golos é positiva para todos, excepto para os suecos, que é nula. Nesse cenário, os arsenalistas contam com um saldo negativo (-4) e, como tal, poderão até a estar obrigados a avolumar os números para manter o sonho europeu.
Uma coisa é certa: nenhuma das equipas pode sonhar com o apuramento direto por via do top8. As decisões serão todas conhecidas na próxima quinta-feira, com todos os jogos a arrancarem às 20 horas (horário de Portugal Continental).
Leia Também: Crise no Dragão. FC Porto vê-se grego na Europa e complica apuramento
Leia Também: Em 'maus lençóis', Sp. Braga não contraria semana 'negra' para Portugal