O FC Porto assinalou esta quinta-feira, através de uma extensa nota publicada através das plataformas oficiais, a data em que Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito pela primeira vez como presidente dos azuis e brancos.
Foi a 17 de abril de 1982 que Pinto da Costa, que morreu há pouco mais de dois meses, que o antigo presidente do FC Porto tomou posse pela primeira vez, antes de um 'reinado' de 42 anos à frente dos destinos do clube da cidade Invicta. Na altura sem opositor, recebeu 4591 votos válidos num universo de 5028 votantes.
"O dia 17 de abril de 1982 marca o início de uma era dourada na história do FC Porto. Há precisamente 43 anos, num sábado de jogo contra o Penafiel no Estádio das Antas, a lista B recolhia 95% das preferências nas urnas e Jorge Nuno Pinto da Costa acabava eleito presidente do Clube de que era sócio há quase três décadas", recordam os dragões, através da nota publicada no site oficial.
"A vitória no sufrágio de 17 de abril dá o tiro de partida para uma presidência única, a mais longeva e vitoriosa da história do futebol: sob a liderança de Jorge Nuno Pinto da Costa, os portistas festejaram 2.591 títulos em 15.356 dias, entre os quais se destacam 23 campeonatos, 22 Supertaças, 15 Taças de Portugal, duas Taças Intercontinentais, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus e outra Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia e uma Taça da Liga conquistados pela equipa principal de futebol", frisa ainda o FC Porto.
"Em 1976, quando Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu a chefia do futebol, o FC Porto tinha 52 mil associados, 90% dos quais concentrados nos concelhos do Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia. Hoje em dia, são mais de 150 mil espalhados por todo o planeta", terminam os portistas.
— FC Porto (@FCPorto) April 17, 2025
Leia Também: Muitos sorrisos e animação no último 'assalto' do FC Porto ao Famalicão