"O acordo entre os clubes inclui a aquisição, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos do jogador pelo valor fixo de três milhões de euros (ME), acrescido de uma remuneração variável máxima de 750 mil euros em função do cumprimento de objetivos", informou o clube, através do seu sítio oficial na Internet.
O médio argentino, de 19 anos, estreou-se ao pela equipa principal do Newell's Old Boys em 2024 e somou um golo em 18 jogos, antes de rumar à Europa e juntar-se ao extremo brasileiro William Gomes, contratado ao São Paulo, nos reforços de inverno do FC Porto.
"O Newell's Old Boys irá reter o valor correspondente a 20% das mais-valias de uma potencial futura transferência e assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros. O FC Porto declara que não terá encargos com serviços de intermediação nestas transações", adicionou, horas depois de a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPPF) revelar a inscrição do mais recente reforço 'azul e branco'.
Em declarações aos meios oficiais 'azuis e brancos', Tomás Pérez definiu-se como um médio capaz de "jogar em várias posições, seja na defesa, no centro ou num papel mais ofensivo", gostando "de recuperar a bola, cuidá-la bem e entregá-la aos companheiros."
"É uma sensação muito boa e um sonho estar num clube tão grande. É um passo muito grande para a minha carreira e quero cumprir as expectativas. Sei que é um clube com uma história muito grande e rica, com vários títulos e no já passaram muitos argentinos. Pesquisei muito quando tive a possibilidade de vir e isso chamou-me a atenção", notou.
Tomás Pérez e William Gomes são as primeiras contratações do FC Porto sob orientação do treinador argentino Martín Anselmi, que se estreou na segunda-feira no campeonato com um empate na visita ao Rio Ave (2-2), no encontro de encerramento da 20.ª jornada.
Os 'dragões' mantiveram-se na terceira posição, com 42 pontos, mas agora a oito abaixo do campeão nacional e líder isolado Sporting e a dois do Benfica, segundo classificado.
"Passou por este clube o Lucho González, agora estão cá o Alan Varela, o Nehuén Pérez e a equipa técnica. Conheço-os da Argentina. Vão ajudar-me e será mais fácil por causa do idioma. É muito bom chegar e ver que há conterrâneos aqui, foi uma motivação extra para vir. Anselmi? Falei com pessoas próximas e disseram-me muito bem dele", vincou.