Francisco J. Marques recorreu às redes sociais, este sábado, para deixar um longo desabafo em torno da crise de resultados do FC Porto, que chegou às cinco jornadas consecutivas sem vencer (algo que nunca havia acontecido no 'reinado' de 42 anos de Pinto da Costa), na sequência do empate frente ao Sporting (1-1), acabando mesmo por 'arrasar' a gestão e até as promessas do presidente André Villas-Boas.
"Meu querido FC Porto, tanto disseram que te iam salvar e afinal puseram-te de joelhos. Desde os anos 70 do século passado que o FC Porto não estava cinco jogos consecutivos para o campeonato sem ganhar e na altura foram cinco empates. Nunca imaginei que fosse possível em tão pouco tempo destruir o que tanto demorou a construir, mas a verdade nua e crua, de factos que nem a sistemática propaganda consegue desmentir, é que o FC Porto de André Villas-Boas é o pior em décadas", começou por escrever o antigo diretor de comunicação e informação dos dragões, na sua conta da rede social X (antigo Twitter).
"Há quanto tempo não terminamos um jogo com o pulso acelerado, mas orgulhosos da nossa equipa, de uma vitória saborosa, de uma vitória à Porto? A resposta é desde o primeiro jogo da era AVB, em Aveiro, para a Supertaça, quando ainda não tinha tido tempo de estragar tudo. Desde então já se jogaram mais 33 jogos e o que se vê é que cada vez estamos mais longe dos melhores, que nem são nada de especial. Pior, não há pingo de emoção, ninguém se transcende, ninguém se revolta", vincou de seguida, antes de aprofundar a análise ao Clássico.
"Ontem vi o que nunca tinha visto num clássico no Dragão, que foi o árbitro apitar para o início e o adversário tomar conta do jogo, instalar-se no nosso meio-campo e jogar tranquilamente, enquanto nós, o FC Porto dos sete troféus internacionais, jogámos à equipa pequena, à espera da sorte grande de um contra-ataque. E nem a reação na segunda parte, que nos salvou da derrota, permite ter grande esperança no futuro, não há milagres quando não há qualidade e onde mais nos falta qualidade é no topo, na presidência e na direção, o que se reflete por aí abaixo, até às equipas, sejam elas quais forem estão pior do que antes", lamentou Francsco J. Marques, deixando ainda uma palavra ao novo treinador Martín Anselmi.
"Não houve reforços capazes de pelo menos manter o nível da equipa, mas cada vez há mais fogo de artifício antes dos jogos, uma parolice à Benfica. Cada vez estamos mais iguais a eles, para gáudio de Lisboa, até já se vê gente a festejar empates em casa... Desejo o melhor a Martín Anselmi, mas não se festeja um empate no Dragão que nos mantém a oito pontos do primeiro com aquela efusividade toda, manda-se é a equipa para o meio-campo, para o jogo recomeçar o mais depressa possível", rematou o ex-dirigente que chegou a trabalhar com Pinto da Costa.
Meu querido FC Porto, tanto disseram que te iam salvar e afinal puseram-te de joelhos. Desde os anos 70 do século passado que o FC Porto não estava cinco jogos consecutivos para o campeonato sem ganhar e na altura foram cinco empates.
— Francisco J. Marques (@FranciscoMarkes) February 8, 2025
Nunca imaginei que fosse possível em tão… pic.twitter.com/2rrek88Uft
Leia Também: Sporting 'arrasado' após Clássico com FC Porto: "Uns nabos"