O azar bateu à porta do Benfica em dose dupla na vitória de sábado diante do Moreirense. No espaço de minutos, Alexander Bah e Manu Silva lesionaram-se e não vão voltar a jogar na presente temporada desportiva.
Em comunicado partilhado no domingo, o clube da Luz confirmou os piores cenários e deu a conhecer os detalhes das respetivas lesões. A dupla contraiu uma entorse do joelho esquerdo com rotura completa do ligamento cruzado anterior e segue-se agora um longo período de recuperação. Manu Silva e Bah só devem voltar a ser opção sem limitações já durante a época 2025/26, provavelmente mais para o final do presente ano civil.
De imediato, geram-se dois problemas para Bruno Lage. Alexander Bah e Manu Silva seriam, em condições normais, titulares na quarta-feira na visita ao AS Monaco, no jogo da primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Sem a dupla, o setubalense está forçado a fazer alterações.
Quem são as alternativas a Bah e Manu Silva?
À partida, e na viagem até ao Principado, Tomás Araújo será o senhor que ocupará o lado direito da defesa. O central não é total desconhecedor desta posição, uma vez que já fez as vezes do dinamarquês quando este esteve ausente esta temporada.
Mas há outra questão que se levanta. Se Tomás Araújo se lesionar ou tiver de render António Silva ou Nicolás Otamendi no eixo defensivo, quem poderá ser opção para Bruno Lage? Aursnes é o nome que, provavelmente, segue em vantagem. O norueguês foi largas vezes utilizado por Roger Schmidt nesta posição na temporada transata, ainda que o médio não esteja totalmente confortável nas tarefas defensivas.
Há outros três nomes que se podem acrescentar a esta lista. O primeiro é o de Leandro Santos. O jovem de 19 anos tem evoluído na equipa B esta temporada e já foi utilizado por Bruno Lage num jogo da Taça de Portugal. Há ainda os nomes de Diogo Spencer, que já se estreou nos seniores na temporada transata, e ainda Samuel Dahl. O sueco foi contratado em janeiro deste ano para ser alternativa a Carreras no lado esquerdo, mas não seria estranho vê-lo a atuar no lado contrário da defesa.
Há ainda a hipótese do Benfica voltar ao mercado e contratar um jogador que se encontre sem clube. Entre os jogadores desempregados, os que mais se destacam são os de Sèrge Aurier, que conta com 32 anos, e o de Mário Fernandes, de 34 anos.
Florentino Luís 'agarra' lugar no Principado
No quis diz respeito ao caso do Manu Silva, a opção natural será a de entregar o lugar a Florentino Luís. O médio deverá mesmo atuar ao lado de Aursnes na partida de quarta-feira em casa do AS Monaco. Mas, e tal como com a situação que envolve Tomás Araújo, será preciso que Bruno Lage tenha opções na manga caso o camisola 61 esteja indisponível.
Com Renato Sanches também fora dos relvados, Leandro Barreiro surge como a principal e também única alternativa para o setor intermediário. O Benfica terá, por isso, de colmatar com jovens da formação outros problemas que surjam na zona do meio campo. Rollheiser está fora da equação dado que será vendido ao Santos, por isso é preciso olhar para o que está no Benfica Campus.
Diogo Prioste e Nuno Félix devem aparecer mais na equipa principal, eles que costumam ser utilizados por Nélson Veríssimo nos bês. O jovem Rafael Luís também surge como uma potencial opção. Há também João Rêgo, cuja evolução foi elogiada recentemente por Lage.
Se, por outro lado, o Benfica quiser ingressar no mercado de jogadores livres, Christoph Kramer, Asier Illarramendi, Victor Wanyama ou Santiago Cáseres são alguns dos nomes que podem assinar de imediato.
Uma coisa é quase certa. Bruno Lage não deverá recorrer a grandes ginásticas para o jogo em casa do AS Monaco e escolherá, se tudo se encaminhar nesse sentido, Tomás Araújo e Florentino Luís para ocupar as lugares de Bah e Manu Silva. Resta é saber que alterações se vão verificar se a dupla portuguesa também não estiver disponível.
Leia Também: Florentino Luís 'aplaude' Benfica e deixa mensagem a Manu Silva e Bah
Leia Também: Benfica esclarece lesões graves. Bah e Manu Silva falham resto da época