"Quero ser a continuidade do Fernando Gomes", diz Nuno Lobo

O ainda presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) assumiu a pretensão de ser o candidato da continuidade do trabalho de Fernando Gomes na presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), cargo para o qual concorre com Pedro Proença.

Notícia

© Lusa

Lusa
13/02/2025 07:31 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

Eleições FPF

"Eu tenho dito, muitas vezes, a brincar, que o próximo presidente da FPF tem um grande desafio, mas apenas um, que é não estragar o que Fernando Gomes fez", afirmou Nuno Lobo, em entrevista à agência Lusa, elogiando o legado "desportivo, organizacional, funcional e infraestrutural" do cessante presidente federativo.

 

Apesar disso, o advogado, de 47 anos, considera "possível fazer ainda mais".

"E é por isso que eu aqui estou, para me propor, e, sendo um continuador da obra dele, somos pessoas diferentes, com lideranças diferentes, e queria fazer uma coisa que não foi tão bem feita, que é humanizar mais o futebol, trazer o coração para o futebol. Percorrer o país desportivo, do tecido base até ao topo e agradecer, diariamente, a estes 34.500 dirigentes do futebol português. Eu quero estar em Bragança, no Algarve, no Faial, na Madeira... acho que é isso que ainda falta, que cada um dos agentes desportivos sinta a FPF como a sua casa", apontou.

Por ser um candidato das "bases", Nuno Lobo assume-se confiante de que vai ter mais votos do que Proença "nos delegados e nos presidentes das associações", apesar de muitos dos seus homólogos das outras 21 estruturas regionais e distritais terem subscrito a candidatura rival.

"Eu acredito muito que, no silêncio da urna, naquilo que é o voto secreto, cada um dos meus colegas, dos 21 além de mim, farão a avaliação de quem esteve com eles nos últimos 13 anos e de quem não se aproximou deles por interesse, de quem esteve com eles nos bons e nos maus momentos e, naquela última ponderação, tão propícia no futebol português, terei uma grande maioria do movimento associativo comigo", rematou.

Votam 22 presidentes das associações distritais e regionais e ainda 20 delegados eleitos nestas estruturas, oito dos clubes das provas não profissionais, sete das distritais e cinco dos jogadores amadores, ou seja 50% dos votantes.

"O movimento associativo tem metade do colégio eleitoral da FPF e esta é uma candidatura que nasce aí, das bases, e eu acho que é uma candidatura das bases contra o sistema, o poder instalado no futebol, há tantos e tantos anos. É contra isso que eu luto", sublinhou.

O Vitória de Guimarães foi o único clube das competições profissionais a manifestar o apoio ao ainda presidente da AFL, mas o candidato acredita que não vai ser o único a votar em si.

"Recebi apenas o apoio público do Vitória Sport Clube, mas, pelo que tenho constatado, vou ter o apoio privado, no voto, que é aquilo que interessa, de muitos e muitos clubes, porque os clubes, muitas vezes, sentem-se coagidos a serem politicamente corretos, naquilo que é o apoio público", referiu o candidato, confiando em ter "muitos e muitos mais" votos entre os 20 delegados dos clubes profissionais.

Mesmo assim, Lobo recusou aproveitar qualquer antipatia que a atual estrutura federativa tenha relativamente a Proença, compreendendo a equidistância de Fernando Gomes deste ato eleitoral.

"Não temos de capitalizar por gostar ou não, por simpatia ou antipatia, mas por projetos e por equipas (...), agora, há uma coisa que é certa, eu não tenho vergonha de dizer que quero ser a continuidade do Fernando Gomes", concluiu.

O 32.º presidente da FPF e sucessor de Fernando Gomes, que lidera o organismo desde 17 de dezembro de 2011, vai ser eleito na sexta-feira, entre as 13:00 e as 19:00, na Cidade do Futebol, em Oeiras, num sufrágio ao qual concorrem o antigo árbitro e presidente da LPFP, Pedro Proença, e Nuno Lobo, ainda presidente da AFL.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

O gesto de Lindelof que se está a tornar viral em Inglaterra

Manchester United

O gesto de Lindelof que se está a tornar viral em Inglaterra

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2151
2Benfica2147
3FC Porto2143
4Sp. Braga2143
5Santa Clara2138
6Casa Pia2133
7Vitória SC2130
8Estoril2130
9Famalicão2125
10Rio Ave2125
11Moreirense2123
12Arouca2123
13Gil Vicente2122
14C.D. Nacional2122
15AVS2118
16Estrela2117
17Farense2115
18Boavista2112
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Encontrámos uma relíquia. Citroën AX de 1988 tem apenas 52 km

Citroën

Encontrámos uma relíquia. Citroën AX de 1988 tem apenas 52 km

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas