Sem nota artística, o Benfica venceu, este sábado, o Santa Clara, por 1-0, no Estádio de São Miguel, para a 22.ª jornada da Liga. A partida foi decidida apenas na segunda parte, com Bruma a confirmar que poderá ser um reforço valioso para o que resta da temporada, ainda para mais quando Di María, o grande Joker da equipa, estará afastado dos relvados nas próximas semanas. A quinta vitória consecutiva, três delas para a Liga, traz alguma regularidade em termos de resultados. No entanto, o nível das exibições está muito longe de desejar.
Filme do jogo
Depois da vitória (1-0) frente ao AS Monaco, para a 1.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, Bruno Lage operou uma autêntica revolução na equipa, que não contou com Tomás Araújo e Andreas Schjelderup.
Além da titularidade já anunciada do defesa-direito Leandro Santos, o técnico estreou também Belotti, Samuel Dahl e Bruma, todos estes reforços de inverno, no onze. Todas estas novidades tiveram o propósito de ter alguma frescura nas pernas de modo a enfrentar um Santa Clara aguerrido e sem medo de colocar as águias em sentido.
Ao minuto 5, Álvaro Carreras voltou a comprometer em zona proibida – à semelhança do que aconteceu ante o Moreirense, na ronda anterior-, e ofereceu a bola a Vinicius Lopes, que não foi capaz de superar a boa mancha de Trubin.
A resposta encarnada surgiu, pouco depois, por Belotti, que esteve muito perto de fazer o primeiro golo de águia ao peito, em duas ocasiões na mesma jogada: se na primeira, o guarda-redes Gabriel Batista defendeu o remate, na segunda, o avançado italiano de 31 anos, ainda deve estar a pensar como falhou um encosto fácil à boca da baliza.
O sinal de perigo encarnado não amedrontou os locais, que voltaram a espreitar o contragolpe, com Ricardinho a rematar para defesa atenta de Trubin.
Depois de um início de jogo promissor, o ritmo de jogo caiu um pouco, também fruto de um fraco relvado. A turma benfiquista tomou conta das incidências da partida, mas era notória a falta de ideias coletivas e não existia um verdadeiro génio para tirar um coelho da cartola.
O intervalo chegou com um nulo no marcador, algo que fazia prever uma 2.ª parte de maior emoção.
Na segunda parte, Bruno Lage recorreu ao banco e fez entrar Kokcu no lugar de Florentino. Com a sua entrada em campo. equipa encarnada ganhou maior dinamismo para o ataque e demorou apenas dez minutos para dar um safanão no jogo. Pelo corredor direito, Zeki Amdouni, também ele novidade no onze, entrou na área e cruzou rasteiro para a finalização feliz de Bruma, que foi direto aos adeptos para festejar o primeiro golo no clube da Luz.
Depois de se colocar na frente, o Benfica abrandou ainda mais o ritmo da partida e manteve o adversário longe da sua baliza. Ao minuto 76, o Santa Clara deu um tiro nos próprios pés, após a expulsão, por acumulação de amarelos, do defesa-central Sidney Lima.
Antes do apito final, nota para a estreia do médio Nuno Félix com a camisola encarnada.
A importante vitória permite não só reduzir, ainda que à condição, para um ponto a diferença em relação ao líder Sporting, como ganhar confiança para esse importante confronto com o AS Monaco, no Estádio da Luz.
Equipas iniciais
Onze do Santa Clara: Gabriel Batista; Sidney Lima, Luís Rocha, Lucas Soares; Diogo Calila, Adriano Firmino, Serginho, MT; Ricardinho, Vinícius Lopes e Gabriel Silva.
Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Leandro Santos, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Leandro Barreiro, Samuel Dahl, Bruma, Belotti e Amdouni.
Antevisão
O Benfica visita este sábado, pelas 18 horas, o Santa Clara, em jogo da 22.ª jornada da Liga. As águias estão proibidas de perder pontos, de modo a não perderem terreno para o líder Sporting, que entra em campo mais tarde, na receção ao Arouca.
Na antevisão ao jogo, Bruno Lage, técnico do Benfica, admitiu que alguns jogadores estão no limite físico, dado ao congestionamento do calendário. Com várias lesões no plantel, as águias deverão apresentar algumas novidades no onze. Uma delas será Leandro Santos, de 18 anos, que irá ocupar o corredor direito defensivo.
Do lado do Santa Clara, a equipa liderada por Vasco Matos vive um bom momento, com duas vitórias consecutivas para o campeonato. Atualmente no 5.º lugar da classificação, com 38 pontos, a cinco do pódio, os açorianos pretendem vencer pela primeira vez esta temporada um dos 'três grandes, no Estádio de São Miguel.
Leia Também: Tiago Pinto recorda Benfica: "Há um período histórico irrepetível"
a um dos 'três grandes' no Estádio de São Miguel.