O FC Porto vai tentar esta quinta-feira chegar aos oitavos de final da Liga Europa, na visita à AS Roma, com quem empatou a um golo em casa, na primeira mão do playoff que teve lugar no Estádio do Dragão na semana passada.
A visita à capital italiana surge depois de os dragões tirem vivido momentos agridoces nos últimos dias. Os portistas somaram a primeira vitória na I Liga em 2025, em casa do Farense (1-0), no primeiro encontro após a morte, no sábado, do histórico presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
Apesar do momento delicado dentro das quatro linhas, com apenas dois triunfos nas 10 partidas disputadas em 2025, o histórico de confrontos é favorável aos dragões, uma vez que nunca foram eliminados pela AS Roma em competições europeias, em três eliminatórias anteriores.
Retirando da equação o encontro da semana passada no Dragão, a a penúltima vez que as equipas se encontrara aconteceu em 2016/17, no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Após um empate caseiro a um golo, os dragões deram a volta à eliminatória com um triunfo por 3-0 em Roma, naquela que foi a única vez que o FC Porto passou uma eliminatória depois de um 1-1 em casa na primeira mão.
Caso ultrapasse a AS Roma no playoff, o FC Porto encontrará nos 'oitavos' os espanhóis do Athletic Bilbau ou a Lazio.
A partida entre AS Roma e FC Porto, que será ajuizada pelo francês François Letexier, tem início agendado para as 17h45 desta quinta-feira no Estádio Olímpico, em Roma.
Treinadores em discurso direto
Claudio Ranieri
Favorito: "Disse após o jogo da primeira, e mesmo antes, que é 50/50. Vamos defrontar uma equipa muito boa, muito jovem e com nível técnico muito elevado. Será um grande jogo."
Eliminações de clubes italianos: "Estou sempre em 'guarda' diante de qualquer adversário. O futebol é um desporto lindo, em que nada está escrito. O desfecho não é certo e o mais forte nem sempre ganha."
Jogo vertical do adversário: "Temos de ter cuidado. Repito, são uma equipa muito técnica, com um jogo vertical, temos de ter muita atenção."
Martín Anselmi
Declarações de Ranieri sobre a arbitragem: "Sobre as declarações, não li e prefiro não comentar. Não gosto de opinar sobre algo que não li ou vi. Entendo que é um treinador experiente, que entende o que é este jogo, que pode criar um contexto no qual condiciona algumas decisões do árbitro. A única coisa que quero é justiça. Não gosto que me ofereçam nada, que o árbitro assinale bem e faça o seu trabalho. Não quero que inventem um cartão vermelho, um penálti a favor que não seja. Quero me deem o que é. Mais além desse ruído, que tudo o que se gera, que vivamos um jogo em que o árbitro dê justiça."
O que ainda há a corrigir? "Há coisas sempre a corrigir. E não sei se essa é a palavra exata; também há coisas a modificar, porque se fizermos exatamente o mesmo que fizemos no primeiro jogo, não teríamos nenhum tipo de vantagem. Nesse sentido, gosto desse tipo de jogos, porque no segundo jogo podem-se fazer ajustes que podem marcar a diferença."
Como está a equipa para amanhã? "É sempre é importante marcar primeiro. Seria um começo ideal. Creio que já vimos no outro dia em casa. A AS Roma é um rival forte, com bons jogadores, uma equipa que tem capacidade para se bater no jogo e impor-se em cada duelo. Os primeiros minutos serão intensos, eles vão tentar marcar o primeiro golo. Estamos preparados para fazer o nosso jogo, treinámos bem. Esperamos que amanhã as coisas saiam como temos planeado, para fazer um bom jogo."
Últimos resultados
AS Roma: E-D-V-E-V
FC Porto: V-E-E-E-V
Últimos onzes
AS Roma: Mile Svilar, Zeki Çelik, Evan Ndicka, Gianluca Mancini, Anass Salah-Eddine, Leandro Paredes, Lucas Gourna-Douath, Manu Koné, Alexis Saelemaekers, Matìas Soulé, Eldor Shomurodov.
FC Porto: Diogo Costa, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Pepê, Fábio Vieira, André Franco, Francisco Moura, Danny Namaso, Deniz Gül, Rodrigo Mora.
Ausências
AS Roma: Renato Marin e Rensch (lesionados); Saelemaekers e Cristante (castigo).
FC Porto: Martim Fernandes, Grujic e Vasco Sousa (lesionados).
Leia Também: Claudio Ranieri divide favoritismo entre AS Roma e FC Porto