O Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, lamentou esta quarta-feira a morte do professor Manuel Sérgio, destacando que "dedicou grande parte da sua vida ao ensino e ao pensamento na área do desporto".
"Foi com profundo pesar que o Presidente da República recebeu a notícia da morte do Professor Doutor Manuel Sérgio Vieira e Cunha, que dedicou grande parte da sua vida ao ensino e ao pensamento na área do desporto", lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
"Manuel Sérgio, foi deputado à Assembleia da República, mas é na área do desporto que nos deixa a sua marca, não só pelas múltiplas obras e artigos escritos sobre o tema, mas também como um dos principais impulsionadores da inclusão do desporto como área de estudo e investigação no Ensino Superior", acrescenta.
O Presidente da República recordou que a "sua devoção ao ensino" foi reconhecida em 2017, quando foi agraciado com a Comenda da Ordem da Instrução Pública, e apresentou as "mais sentidas condolências" à sua família e amigos.
O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) anunciou esta quarta-feira que Manuel Sérgio, um "pioneiro e uma inspiração para muitos", morreu aos 91 anos.
"É com profunda tristeza, que recebemos a notícia do falecimento do Professor Manuel Sérgio. O seu legado no campo do desporto é imensurável, tendo sido um pioneiro e uma inspiração para muitos. O Professor Sérgio não só contribuiu significativamente para o desenvolvimento teórico e prático do desporto em Portugal, como também teve uma ligação estreita com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), onde o seu conhecimento deixou uma marca indelével", indicou o instituto num comunicado divulgado nas redes sociais.
Manuel Sérgio
— IPDJ I.P. (@IPDJ_IP) February 19, 2025
É com profunda tristeza, que recebemos a notícia do seu falecimento. O seu legado no campo do desporto é imensurável, tendo sido um pioneiro e uma inspiração para muitos.
Neste momento de luto, expressamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos. pic.twitter.com/qT2ApCRjUN
Filósofo e pensador do Desporto, Manuel Sérgio foi presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Belenenses, o clube do seu coração, e chegou a ser vice-presidente do clube do Restelo entre 1975 e 1977. Manuel Sérgio foi ainda deputado da Assembleia da República (entre 1991 e 1995) pelo Partido da Solidariedade Nacional.
Leia Também: Morreu o professor Manuel Sérgio