O conjuntos de Carcavelos chegou a ter uma vantagem de dois golos, apontados por David Costa e Willian Carioca, na etapa inicial, mas os vila-condense reagiram no segundo tempo, empatando por Rodrigo Simão e Juan Pablo Cuello, embora não evitando, que no último minutos, Vitão fizesse o golo decisivo que valeu o triunfo ao Quinta Lombos.
A equipa da região de Lisboa vai enfrentar na final, este domingo, o vencedor do jogo entre Sporting e Benfica, que acontece ainda hoje, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.
Nesta primeira meia-final, os dois conjuntos até entraram com muitas cautelas, protagonizando um jogo com parcas oportunidades nos instantes iniciais, com ligeiro ascendente para o Quinta dos Lombos e com o Caxinas a responder em contra-ataque.
Nesta toada, o primeiro momento de eficácia acabou por pertencer ao conjunto de Carcavelos, que, aos oito minutos, inaugurou o marcador, por David Costa, que aproveitou um bom trabalho realizado por Willian Carioca.
O lance fez quebrar animicamente o Caxinas, que se desorganizou defensivamente, passando a abrir mais brechas defensivas, aproveitadas pelo Quinta dos Lombos aos 11 minutos por Willian Carioca.
O brasileiro aproveitou um lançamento longo de Gonçalo Sobral, para finalizar, de cabeça, o 2-0, que premiava o maior embalo ofensivo da equipa.
Só com a pronunciada desvantagem, a equipa vila-condense, a jogar na sua terra natal, despertou, verdadeiramente, para o desafio, e começou a alvejar, com maior propriedade, a baliza contrária.
Thales Alves, num par de ocasiões, e Martín Dorda colocaram à prova os reflexos do guarda-redes rival Gonçalo Sobral, pouco depois, foi Juan Pablo Cuello, a falhar o alvo por pouco, fazendo o 2-0 arrastar-se até ao intervalo.
No regresso do descanso, os caxineiros mantiveram a postura reativa, e motivados com o apoio do seu público, conseguiram reduzir a diferença, num belo remate de primeira de Rodrigo Simão.
O Quinta dos Lombos sentia, nesta fase, dificuldades para reagir ao despertar do Caxinas, e mesmo quando teve uma soberana chance para se voltar a adiantar, após a expulsão de Sévio Marcelo, no Caxinas, acabou por sofrer o empate.
Numa altura em que estavam reduzidos a quatro elementos, os locais aproveitaram um passe falhado por Fábio Lima, para desenhar um contra-ataque letal, finalizado por Juan Pablo Cuello, que repôs o empate (2-2).
Galvanizada, a formação nortenha ainda esteve perto da reviravolta, num desvio mal executado de Martín Dorda, mas eficácia voltou a estar no lado do Quinta dos Lombos, que a pouco mais de um minuto do final, quando os penáltis estavam no horizonte, desatou o nó, num contra-ataque letal finalizado por Vitão, que ditou o derradeiro 3-2.
Com este triunfo, o Quinta dos Lombos consegue a sua segunda presença na final da Taça da Liga de futsal, repetindo o feito de 2023, em que perdeu com o Benfica, por 3-0.