O Benfica tornou-se, esta quarta-feira, no segundo finalista da Taça de Portugal, após vencer, por 4-0, o Tirsense, no Estádio da Luz. No total dos dois jogos das meias-finais, os encarnados conseguiram um saldo (9-0) amplamente favorável.
Num jogo marcado, novamente, por várias mudanças nas águias, António Silva, Bajrami, Belotti e Leandro Barreiro confirmaram a natural supremacia da equipa de Bruno Lage, que vai agora enfrentar o Sporting no jogo decisivo da prova rainha, agendado para 25 de maio, no Jamor.
O Benfica, recordista da prova com 26 troféus, não conquista a Taça de Portugal desde a época 2016/17.
Filme do jogo
Várias mudanças na equipa encarnada
À semelhança do jogo da primeira mão, em Barcelos, apenas o defesa-central António Silva e o médio António Silva mantiveram a titularidade nas águias. Assente no 4x4x2, Arthur Cabral e Belotti fizeram dupla no centro do ataque e Tiago Gouveia voltou a assumir a função de lateral-direito.
No relvado do Estádio da Luz, o Tirsense conseguiu manter os locais longe da sua baliza no primeiro quarto de hora. O primeiro remate perigoso ocorreu aos 16', através de um canto. Belotti desviou a bola para o segundo poste, mas o encosto de Leandro Barreiro saiu ao poste direito.
Num jogo de baixa intensidade, teve que se esperar mais quinze minutos para ver uma oportunidade de golo. António Silva ganhou coragem para apostar no passe longo, isolando Arthur Cabral, que atirou para uma excelente defesa de Tiago Gonçalves.
Aos 38', a formação de Santo Tirso ameaçou silenciar a Luz. Bruno de Carvalho superou Tiago Gouveia e cruzou atrasado para a pequena área, mas André Fontes não acreditou que a bola passasse por entre as pernas de António Silva. Valeu o atento Samuel Dahl aliviar o perigo.
Capitão deu o exemplo
Sem nada o fazer prever, o Benfica chegou ao golo em cima do intervalo. Aos 45'+3, Florentino Luís lançou a bola para Belotti, que cabeceou à barra. A defesa do Tirsense não dominou a questão dos ressaltos e Leandro Barreiro fez a assistência para o encosto de António Silva à boca da baliza.
Goleada consumada na 2.ª parte
A segunda parte reservou uma equipa encarnada mais rápida e agressiva nas suas ações, colocando muitas dificuldades à formação liderada por Emanuel Simões. Ainda assim, eram escassas as ocasiões de golo. Aos 62', tripla substituição no Benfica, com as entradas de João Veloso -estreia-, Gianluca Prestianni e Zeki Amdouni pelas saídas de Florentino Luís, Bruma e Andreas Schjelderup.
O problema da equipa de Bruno Lage continua a ser a falta de eficácia, justificado pelos remates de Amdouni (64') e João Veloso (66'), que saíram ao lado, apesar de ambos os jogadores estarem bem enquadrados com a baliza.
Aos 75', a bola parada voltou a ser fulcral para novo golo encarnado. Na sequência de um canto, Arthur Cabral conseguiu saltar mais alto, chegando de cabeça ao canto batido pela esquerda, desviando a bola para o remate final de Adrian Bajrami, que estreou-se a marcar de águia ao peito.
Pouco depois, aos 78', os anfitriões arrumaram com o jogo. O guarda-redes Samuel Soares isolou, pelo corredor direito, Tiago Gouveia, que serviu para a finalização de Belotti, que coroou a sua exibição esforçada.
Logo a seguir, Hugo Félix, irmão de João Félix, entrou em campo e fez também a estreia de águia ao peito. Em tempo de compensação, aos 90'+1, Leandro Barreiro selou as contas da partida e da eliminatória.
O final da época será discutido pelos dois gigantes de Lisboa: Benfica e Sporting. Recorde-se que as águias já conquistaram a Taça da Liga na presente temporada e tentam imitar o feito de 2014. Com Jorge Jesus ao leme, o Benfica ganhou a I Liga, a Taça da Liga e a Taça de Portugal.
Antevisão
O Benfica recebe, esta quarta-feira, o Tirsense no jogo da 2.ª mão da meia-final da Taça de Portugal. Recorde-se que as águias estão em vantagem na eliminatória, após a goleada (5-0) aplicada no primeiro jogo, no Estádio de Barcelos.
Para este jogo, é expectável que o técnico Bruno Lage volte a apostar nas segundas linhas no relvado do Estádio da Luz, de modo a poupar os habituais titulares para a receção ao AVS, este domingo, pelas 18 horas, na 31.º jornada da I Liga.
Do outro lado, o Tirsense, do campeonato de Portugal, jogará no Estádio da Luz o prémio da temporada. O resultado amplamente desfavorável tira, praticamente, hipóteses de sonhar com algo mais e, por isso, o técnico Emanuel Simões irá, provavelmente, dizer aos seus jogadores para aproveitarem a ocasião.
Siga, em direto, o Benfica-Tirsense, a partir das 20h15, no Desporto ao Minuto.