Lyon está a estudar "vias de recurso" da suspensão de Paulo Fonseca

O Lyon anunciou hoje estar a estudar "todas as vias de recurso possíveis" da suspensão de nove meses aplicada ao treinador Paulo Fonseca, por intimidar um árbitro num jogo da Liga francesa de futebol.

Notícia

© Getty Images

Lusa
05/03/2025 23:43 ‧ 05/03/2025 por Lusa

Desporto

Ligue 1

"O Olympique Lyonnais tomou nota da extrema severidade da sanção sem precedentes e invulgarmente rápida aplicada pelo Comité Disciplinar a Paulo Fonseca. O clube lamenta que o seu treinador não tenha sido julgado apenas pelos seus atos, uma reação emocional sem intenção clara de agredir fisicamente o árbitro", pode ler-se na nota.

 

Tendo isto em conta, e por considerar que a sanção "parece ter sido ditada pelo contexto deletério que afeta a arbitragem francesa", o clube "está a estudar todas as vias de recurso possíveis".

"Mais do que nunca, o clube está unido e concentrado nos seus objetivos desportivos", notam.

O treinador português Paulo Fonseca, do Lyon, foi hoje suspenso até 30 de novembro por intimidar o árbitro do Lyon-Brest (2-1), anunciou hoje o presidente do Comité Disciplinar da Liga francesa de futebol.

A suspensão do técnico luso, de 51 anos, significa ainda que não poderá entrar no balneário da equipa que lidera até 15 de setembro, antes, durante e depois dos jogos, após "se atirar ao árbitro" Benoit Millot, encostando-lhe a cabeça, no jogo de domingo.

"O Comité deplora que, mais uma vez, uma personalidade da Ligue 1 tenha adotado este comportamento. Fonseca é um treinador deste campeonato, acima de tudo um educador, e nem é preciso dizer que esta atitude é estritamente incompatível com os seus deveres", declarou o presidente do Comité Disciplinar, Sébastien Deneux.

O Lyon, que joga na quinta-feira com o Steaua nos 'oitavos' da Liga Europa, à qual a decisão não se aplica, fica assim sem o treinador que contratou em 31 de janeiro, tendo Fonseca vencido três jogos em cinco partidas disputadas, após começar a época no AC Milan, tendo sido substituído por Sérgio Conceição.

Esta decisão, de resto, segue-se a uma suspensão de 15 jogos aplicada ao presidente do Marselha, Pablo Longoria, que acusou os árbitros de "corrupção", após uma derrota em Auxerre (3-0).

No dia do incidente, Paulo Fonseca pediu desculpas pelo gesto, admitindo que errou, e o próprio clube anunciou que iria sancionar o técnico internamente.

A vitória de domingo em casa com o Brest deixou os 'gones' no sexto lugar, com 39 pontos, a quatro dos postos de acesso à Liga dos Campeões.

Leia Também: Paulo Fonseca castigado com 9 meses de suspensão por confrontar árbitro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Craque reconhece craque. Falcao rendido a Rodrigo Mora

FC Porto

Craque reconhece craque. Falcao rendido a Rodrigo Mora

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica2969
3FC Porto3062
4Sp. Braga2960
5Vitória SC2948
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Rumores crescem. Schumacher vê Verstappen noutra equipa em 2026

Fórmula 1

Rumores crescem. Schumacher vê Verstappen noutra equipa em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas