Samu recorda infância difícil: "Houve dias em que não tinha o que comer"

Avançado do FC Porto passou em revista o início de carreira.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
19/03/2025 18:05 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

FC Porto

Samu Aghehowa, avançado do FC Porto, concedeu, esta quarta-feira, uma entrevista ao jornal espanhol ABC, na qual recordou os primeiros anos de vida num centro de acolhimento em Melilla, no norte de África, e a infância em Sevilha.

 

"Todas as pessoas que vêm de África têm de passar pelo mesmo. É sempre uma história de superação. Estou muito orgulhoso da mãe que tenho e devo-lhe tudo. Lutou a vida toda para ter uma vida melhor. E, graças a Deus, tudo correu bem", contou Samu, que nunca esteve na Nigéria, país de origem da mãe.

"Nunca tive a sorte de ir, espero que um dia consiga ir lá de férias. Agora tenho muitos jogos e não tenho muito tempo, mas espero ir. Claro que quero conhecer as origens da minha mãe e ela também tem muita vontade de voltar. Sei que tenho muita família lá, mas não conheço ninguém. A minha mãe não fala muito sobre o assunto, mas sei que fala muito com as pessoas que deixou lá", prosseguiu o dianteiro.

Samu mudou-se depois para cidade espanhola de Sevilha, nomeadamente para o bairro Cerezo. Mais tarde, acabou por ter de começar a ir aos treinos a pé.

"Sinceramente, não sei por que é que fomos para Sevilha. Mas não havia melhor sítio para ter crescido do que o meu bairro. É um lugar de gente humilde onde passei toda a minha infância e recordo-o sempre com muito carinho. A minha mãe tinha de trabalhar para tomar conta de mim e da minha irmã. Graças a Deus, tínhamos uma vizinha que considero uma segunda mãe. Ela e o marido, o Antonio. Foi ele que fez com que entrasse na minha primeira equipa e era ele que me levava aos treinos quando a minha mãe não podia", vincou, antes de falar sobre os tempos no Sevilha.

"O Sevilha pagava-me o metro ou o autocarro. Mas claro que houve dias em que nem sequer tinha nada para comer e isso é duro. Acho que nenhuma criança tem de passar por isso. Foi complicado, muito complicado. Pensas em muitas coisas… Por que é que isto me acontece a mim e coisas assim", ressaltou.

Samu, que não vive propriamente uma fase goleador - soma apenas dois golos em 2025 -, desvalorizou este período com menos golos.

"Estou muito bem. Grato ao clube pela oportunidade, espero que as coisas continuem como estão e que possamos conquistar título. Sempre fiz golos, graças a Deus. É algo que tenho dentro de mim e a verdade é que estou a ir muito bem. O jogador que marca golos é aquele que é mais valioso, sei disso. Mas se não puder fazer golos, que ao menos ajude a equipa de outra forma, com trabalho", finalizou.

Leia Também: De 'patinho feio' a mina de ouro no Dragão. A odisseia de Samu Aghehowa

Leia Também: Samu derrotou Lamine Yamal no ping pong e o castigo não se fez esperar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jéssica Silva após perda de visão: "Este olho falha como as notas de mil"

Futebol feminino

Jéssica Silva após perda de visão: "Este olho falha como as notas de mil"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira falha Grande Prémio das Américas

MotoGP

Miguel Oliveira falha Grande Prémio das Américas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas