Depois da Superliga Europeia de futebol (na qual Real Madrid e Barcelona continuam a ser os únicos participantes), o desporto do Velho Continente pode estar em vias de ser 'tomado de assalto' por um novo projeto milionário, desta feita, oriundo dos Estados Unidos da América.
De acordo com informações adiantadas, esta quinta-feira, pelo portal norte-americano The Athletic, o comissário da NBA, Adam Silver, estará a preparar-se para apresentar à direção os planos para criar uma nova competição de basquetebol, na Europa, possivelmente, já a partir do próximo ano de 2026.
A ideia, pode ler-se, passará por juntar um total de 16 equipas, entre elas, algumas "desertoras" da Euroliga e outras criadas por "investidores de bolsos fundos", em mercados estratégicos como o francês ou o britânico, onde o dinheiro abunda.
Adam Silver tem vindo a dialogar, ao longo dos últimos meses, com clubes já existentes, potenciais investidores e até a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), com vista a completar o esboço que apresentará na reunião desta quinta-feira.
Este projeto está, ainda assim, longe de estar finalizado. O comissário terá de obter permissão dos proprietários das 30 franquias da NBA para seguir em frente. Do lado da Europa, clubes como Real Madrid, Barcelona ou Fenerbahçe já terão, de resto, 'torcido o nariz' a esta prova.
Leia Também: E vão sete. Boston Celtics imparáveis com Neemias Queta em ação