Futebol requer melhor defesa de reivindicações no novo ciclo governativo

O futebol requer força para defender as suas revindicações no próximo ciclo governativo, reconheceu hoje a presidente interina da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), na abertura das Jornadas Anuais do organismo, no Porto.

Notícia

© Getty Images

Lusa
27/03/2025 13:26 ‧ há 3 dias por Lusa

Desporto

Portugal

"Portugal prepara-se para um novo ciclo governativo e é importante que o futebol tenha esta força para defender junto do poder político a implementação de medidas inadiáveis para travar os custos de contexto, que condicionam fortemente este setor económico. Juntos, temos mais força para nos fazermos ouvir e respeitar por aquilo que valemos", disse Helena Pires, ao discursar na sede do organismo regulador do futebol profissional.

 

Há duas semanas, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou que as eleições legislativas antecipadas vão decorrer em 18 de maio, após a crise política que conduziu à demissão do Governo, cuja moção de confiança chumbada foi no parlamento.

"Representamos uma atividade económica de que o país pode e deve orgulhar-se, mas o país tem de perceber o impacto do futebol profissional na economia. Se continuarmos a competir sucessivamente em condições menos favoráveis em relação aos nossos adversários, será cada vez mais difícil continuarmos a ter êxito", acrescentou a dirigente.

A redução dos custos de contexto desejada pela LPFP envolve a revisão do modelo de repartição das receitas das apostas desportivas, bem como o decréscimo da carga fiscal do setor e dos encargos com seguros encarados pelas 34 sociedades desportivas - 18 na I Liga e 16 no escalão secundário, com a exceção das equipas B de Benfica e FC Porto.

"Para lá destas paredes, temos um desafio de perceção a superar. Sabemos que nem sempre é reconhecido ao futebol profissional o devido valor. Ainda agora vimos a seleção nacional, constituída por jogadores formados nas sociedades desportivas, a apurar-se para as meias-finais da Liga das Nações, com França, Espanha e Alemanha. Que outras indústrias nacionais conseguem competir e obter este sucesso?", sinalizou Helena Pires.

Promovida a presidente interina da LPFP há um mês, face à eleição do antecessor Pedro Proença na liderança da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a dirigente assegurou que o setor "vai fazer sempre a sua parte com espírito de agregação, união e exigência".

"Estas jornadas anuais constituem uma evidência importantíssima da capacidade desta indústria na defesa da integridade e da estabilidade das competições profissionais. O vosso contributo supera as conclusões dos grupos de trabalho que serão apresentadas, porque começa no profissionalismo e na união em defesa da nossa indústria", enalteceu.

O evento reúne representantes das 34 sociedades desportivas e o presidente da FPF, tal como outros parceiros do futebol nacional, incluindo as associações distritais e de classe.

"Devemos orgulhar-nos deste caminho, mentalidade, profissionalismo e exigência, sempre com o contributo das sociedades desportivas, que só claramente demonstram que a única coisa que os separa são os 90 minutos em campo", destacou, satisfeita pela "capacidade construtiva e de regulação" observada nas Jornadas Anuais do organismo.

Depois de reunirem nos últimos meses, os grupos de trabalho formados por elementos da LPFP e dos clubes vão expor as conclusões e as propostas de alterações regulamentares para o futebol profissional sobre as competições, os conteúdos e media, o planeamento estratégico, os lados financeiro, comercial e jurídico ou os adeptos, entre outras vertentes.

Leia Também: Proença garante FPF ao serviço dos anseios do futebol profissional

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia na Chéquia. Irmão de ex-Estrela da Amadora morre aos 23 anos

Óbito

Tragédia na Chéquia. Irmão de ex-Estrela da Amadora morre aos 23 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3Sp. Braga2756
4FC Porto2653
5Santa Clara2746
6Vitória SC2641
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2636
10Moreirense2631
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2623
15AVS2723
16Estrela2723
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Toyota Supra Final Edition tem tudo de bom... menos o preço

Toyota

Toyota Supra Final Edition tem tudo de bom... menos o preço

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas