Benfica impõe a obra ao Gil Vicente e volta a incomodar Sporting no trono

Águias acertaram o calendário e passaram a partilhar a liderança com os campeões nacionais.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
28/03/2025 22:13 ‧ há 3 dias por Miguel Simões

Desporto

I Liga

O Benfica alcançou o sétimo triunfo consecutivo na I Liga, esta sexta-feira, ao derrotar o Gil Vicente (0-3) em Barcelos, no acerto de calendário do campeonato, em jogo referente à 24.ª jornada, pelo que voltou a colar-se ao Sporting na liderança.

 

O conjunto de Bruno Lage foi globalmente superior desde o primeiro minuto e, ao intervalo, o golo de Fredrik Aurnses (22') acabou por fazer a diferença, ainda antes de Andrea Belotti arrancar o segundo tempo… com o segundo golo (51'). Já o recém-entrado Di María converteu uma grande penalidade, aos 90+7', para fechar o encontro com chave de ouro.

É caso para dizer que, no reduto do Gil Vicente, antigo autor conhecido por ser o primeiro grande dramaturgo português, o Benfica impôs a sua obra e igualou os campeões nacionais numa luta que promete ser intensa até ao fim.

Águia começou a voar alto...

Bruno Lage surpreendeu ao trocar Vangelis Pavlidis por Andrea Belotti na frente de ataque, naquela que foi a sua única alteração em relação ao último jogo, enquanto César Peixoto alterou três peças, desde a defesa ao ataque.

Num primeiro tempo de sentido único, as águias arrancaram com as melhores ocasiões, nomeadamente por Aursnes, Zeki Amdouni e Orkun Kokçu, embore Pablo Felipe também tenha assustado Trubin.

A verdade é que, sensivelmente a meio da primeira metade, Aursnes apareceu solto à entrada da grande área e correspondeu da melhor forma ao cruzamento de Bruma para abrir o ativo em Barcelos (22'). Até ao fim do primeiro tempo, uma 'bicicleta' de Bruma quase deixou o clube da Luz a vencer por dois golos.

Quem se esqueceu dele? Aursnes abriu assim o ativo no Gil Vicente-Benfica

Quem se esqueceu dele? Aursnes abriu assim o ativo no Gil Vicente-Benfica

Médio das águias deixou a sua equipa a vencer aos 22 minutos.

Notícias ao Minuto | 21:40 - 28/03/2025

 …e galo acabou 'picado'

Não aconteceu no fim do primeiro tempo, aconteceu no início do segundo. À primeira oportunidade, Nicolás Otamendi fugiu da marcação num livre cobrado por Orkun Kokçu e permitiu que Belotti, junto à pequena área, dilatasse a vantagem (51').

Seguiu-se um período de mexidas, com César Peixoto a proceder a quatro ajustes (um dos quais com a entrada de Fujimoto) perante as trocas do lesionado Tomás Araújo e Amdoni por Samuel Dahl e Kerem Akturkoglu, respetivamente, mas sem grandes ocasiões.

Já dentro dos últimos 20 minutos, Vangelis Pavlidis e Ángel Di María foram a jogo, sendo que ambos até se aproximaram de um sentenciador 0-3, mas só mesmo o argentino viria a 'faturar', numa grande penalidade convertida aos 90+7'.

Com este resultado, o Benfica passa a ter os mesmos 62 pontos que o Sporting na liderança, a oito jornadas do fim, enquanto o Gil Vicente mantém-se no 14.º posto, com 23 pontos, tantos como o Estrela da Amadora e o AVS na luta pela manutenção.

Leia Também: Quem se esqueceu dele? Aursnes abriu assim o ativo no Gil Vicente-Benfica

Onzes

Gil Vicente: Andrew Ventura, Zé Carlos, Josué Sá, Buatu, Sandro Cruz, Mohamed Bamba, João Teixeira, Santi García, Tidjany Touré, Pablo Felipe e Félix Correia.

Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, Orkun Kokçu, Zeki Amdouni, Bruma e Andrea Belotti.

Antevisão

Após a pausa que deu lugar aos compromissos de seleções, a I Liga está de regresso, esta sexta-feira, o acerto de calendário a acontecer em Barcelos, entre Gil Vicente e Benfica, precisamente às portas de uma nova ronda da prova.

O emblema de Barcelos atravessa um dos piores momentos da época, sendo que nem a chegada de César Peixoto permitiu o tão desejado regresso aos triunfos, algo que foge desde o passado dia 19 de janeiro, quando o FC Porto caiu no Minho (3-1).

Já o clube da Luz leva seis vitórias consecutivas no campeonato, com uma eliminação da Liga dos Campeões pelo meio, procurando colar-se novamente ao Sporting na liderança.

O histórico não engana. As águias têm tido vida facilitada na terra do galo, que se encontra agora em apuros, de tal forma que já não sabe o que é sair de Barcelos com uma derrota desde... 2001. Também César Peixoto tem tido dificuldades para derrubar a antiga equipa, embora, esta época, já tenha travado o Benfica (no último jogo de Roger Schmidt antes da entrada de Bruno Lage), ao serviço do Moreirense (1-1).

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Miguel Nogueira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: 'Peso pesado' de volta? O onze provável do Benfica frente ao Gil Vicente

Leia Também: Gil Vicente-Benfica: Galo 'acerta o passo' ou águia cola-se ao leão?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Após absolvição de Dani Alves, Joana Sanz anuncia gravidez

Dani Alves e Joana Sanz

Após absolvição de Dani Alves, Joana Sanz anuncia gravidez

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2623
15AVS2723
16Estrela2723
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Andámos uma semana à boleia da Bolt. Foi assim tão difícil?

Bolt

Andámos uma semana à boleia da Bolt. Foi assim tão difícil?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas