"Objetivos distintos" para os 12 lusos no Troféu Princesa Sofia de vela

A Federação Portuguesa de Vela (FPV) vai apresentar-se em cinco classes no Troféu Princesa Sofia, com os 12 atletas em Palma de Maiorca com "objetivos distintos" para a missão Los Angeles2028.

Notícia

© Lusa

Lusa
29/03/2025 10:05 ‧ há 3 dias por Lusa

Desporto

Federação Portuguesa de Vela

"Esta é a primeira prova do ciclo que junta todos as classes olímpicas. Vamos apresentar 12 velejadores em cinco classes -- falta-nos o 49er, que não estará presente, devido a lesão de um dos elementos -, alguns a lutar pelos lugares cimeiros e outros em busca de integrar o projeto olímpico", assumiu o novo presidente da FPV, António Barros.

 

Os olímpicos Diogo Costa e Carolina João vão ter a companhia de Beatriz Gago e Rodolfo Pires na classe 470, Lourenço Mateus, João Pontes e Francisco Fonseca competem em ILCA 7, Luísa Peres e Teresa Figenschou em ILCA 6, Ricardo Correia no IQFOIL, enquanto a olímpica Mafalda Pires de Lima e o irmão Tomás Pires de Lima serão os representantes lusos em Kitesurf.

"Vamos com alguns velejadores novos. Estão já no alto rendimento, integrados em termos de treino e projeto, mas que agora ambicionam chegar à equipa olímpica", explicou o dirigente.

Depois da quinta posição em Paris2024, Diogo e Carolina recolhem as maiores esperanças da federação, que os encara como "candidatos aos lugares cimeiros em LA2028", nos quais se esperam apresentar com o "objetivo de medalha".

Em ILCA 7, e face um acidente que atrasou a sua preparação, o olímpico Eduardo Marques, 11.º em Paris2024, é a maior baixa na comitiva para Palma de Maiorca, ainda assim uma "esperança" da FPV para desempenhos de relevo no ciclo que agora se inicia.

Na classe ILCA 6, Luísa e Teresa são jovens que a federação vai "tentar desenvolver", confiando que a sua evolução lhes permita garantir o apuramento para o certame que voltará a Los Angeles, o mesmo quanto a Ricardo Correia, no IQFOIL.

No kite, espera-se que Mafalda Pires de Lima "melhore o seu desempenho de Paris2024", onde foi 14.ª, confiando a FPV que o seu irmão Tomás se lhe possa juntar no maior evento desportivo mundial, que em 2028 será nos Estados Unidos.

Em 2025 decorrem, dispersos, os Europeus e Mundiais das diversas classes, com a federação de vela focada sobretudo na maior prova internacional de ILCA 7 e ILCA 6, em maio, na China, de modo a que os cinco velejadores destas classes possam integrar o projeto olímpico.

No calendário de prioridades da FPV, igualmente a tradicional semana de Hyeres, França, que entre 03 e 08 de junho também junta todas as classes.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nuno Lobo deixa provocação ao Benfica: "Há contas para ajustar"

Redes Sociais

Nuno Lobo deixa provocação ao Benfica: "Há contas para ajustar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2623
15AVS2723
16Estrela2723
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Andámos uma semana à boleia da Bolt. Foi assim tão difícil?

Bolt

Andámos uma semana à boleia da Bolt. Foi assim tão difícil?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas