Rio Ave-Sporting: O último 'mata-mata' Real antes do Jamor

Leões levam uma vantagem de dois golos obtida na primeira mão, em Alvalade.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/04/2025 06:49 ‧ há 1 hora por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

Três semanas após o jogo em Alvalade (2-0), Rio Ave e Sporting preparam-se para voltar a medir forças nas 'meias' da Taça de Portugal, esta terça-feira, numa segunda mão em que será conhecido o primeiro finalista do Jamor. Benfica e Tirsense disputarão a outra vaga já esta quarta-feira.

 

Com o estatuto de líder na I Liga (em partilha com o rival da Luz), os campeões nacionais deslocam-se até à Mata Real, casa emprestada aos vilacondenses até ao final da temporada, para tentar repetir a presença na final da temporada passada, perdida para o FC Porto, que conquistou as últimas três edições.

Já a equipa de Petit, que deu um 'pontapé' na crise, ao somar pontos nos últimos dois jogos, ainda não sabe o que é vencer no seu novo reduto temporário, precisando de dar a volta a uma desvantagem de dois golos para voltar à final da Taça, onde já não chega desde 2013/14, quando perdeu frente ao Benfica.

Vale a pena recordar que o Sporting já não conquista a prova-rainha portuguesa desde 2018/19, quando derrotou o FC Porto nas grandes penalidades (5-4), após um empate (2-2), pelo que esse é um 'jejum' que Rui Borges quererá quebrar em Alvalade, enquanto tenta alcançar o bicampeonato.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental) desta terça-feira, com arbitragem de Hélder Carvalho, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Petit

Esperança na remontada: "O resultado negativo deixa o Sporting mais confortável, mas continuamos a alimentar o nosso sonho, sabendo que é uma partida complicada. A esperança é dar a volta à eliminatória, até porque já vi muitas coisas a acontecer no futebol e o impossível por vezes torna-se possível".

O que esperar do adversário: "Espero um Sporting na máxima força e sem muitas alterações, de modo que não podemos ir com muita sede ao pote para não sofrer um dissabor. Estivemos a avaliar os dois jogos que realizámos e os jogadores sabem que é preciso ter coragem nos duelos porque o Sporting é muito forte na profundidade".

Sonho da final: "Temos de nos agarrar uns aos outros na defesa e ser corajosos, porque sabemos que para continuarmos a acreditar no nosso sonho temos de estar ao nosso melhor nível, mas também usufruir um pouco de sorte e apanhar um Sporting num dia menos bom".

Rui Borges

Gestão com vantagem na eliminatória?: "Isso seria um erro da nossa parte. 2-0 é o resultado mais perigoso do futebol. Não queremos estar expectantes. Queremos ser o mesmo Sporting que temos sido, podíamos ter feito mais golos no jogo em casa. É uma equipa que faz-se prevalecer pelos seus adeptos. Vai ser um jogo difícil onde a outra equipa vai sonhar sempre, é um jogo onde se disputa um lugar na final da Taça, eu nunca lá estive e é um sonho. Vamos para ganhar e tentar resolver o mais rapidamente possível."

Reta final de época: "O Sporting está forte. Os jogadores falam por mim e por eles no que tem sido os nossos jogos. Vejo a equipa muito confiante e olho para todos os jogadores, para o sentimento deles e vejo-os muito tranquilos. O que peço é que se mantenham dessa forma porque nestas últimas jornadas tudo vai contar. Temos de manter o foco e o rigor. Desde que cheguei que peço que confiem neles, são campeões nacionais e só dependemos de nós. São os melhores."

Final fora do Jamor?: "Compreendo os dois lados, pode ser complicado em termos de segurança, eu próprio já lá estive a assistir a finais e pode ser algo mais difícil de controlar, mas naquilo que é a final da Taça, não vejo fora do Jamor, muito do que envolve esta competição é à volta daquilo que é o ambiente no Jamor. Acredito que, apesar de todos os perigos de segurança, ainda possa ser feita a final no Jamor".

Últimos resultados

Rio Ave: E-V-D-D-D

Sporting: V-V-E-V-V

Últimos onzes

Rio Ave: Cezary Miszta, João Tomé, Andreas Ndoj, Konstantinos Kostoulas, Nelson Abbey, João Novais, Demir Tiknaz, André Luiz, João Graça, Brandon Aguilera e Clayton Silva.

Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Geny Catamo e Viktor Gyokeres.

Ausências

Rio Ave: Kiko Bondoso, Omar Richards, Pancho Petrasso e Ole Pohlmann (lesionados).

Sporting: João Simões, Daniel Bragança, Hidemasa Morita e Nuno Santos (lesionados).

Leia Também: Já há árbitros para o Rio Ave-Sporting e o Benfica-Tirsense da Taça

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Fórmula 1

Foi há 40 anos e no Estoril! Recorde a primeira vitória de Senna na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas