Depois do fracasso em 2021, na Rússia, onde os lusos não foram além da fase de grupos ficando atrás de Uruguai e do finalista Senegal, seguiu-se nova desilusão nos Emirados Árabes Unidos, em 2024, com a eliminação a acontecer no quartos de final, aos 'pés' da Bielorrússia (4-3).
Inserida no Grupo B, em solo africano, a equipa comandada por Mário Narciso cumpre a 12.ª presença no torneio, sexta seguida, e os primeiros três confrontos, diante de Irão, Paraguai e a estreante Mauritânia, não devem colocar adversidades de maior.
Ainda assim, num agrupamento em que os dois primeiros classificados seguem para os quartos de final, a atual campeã europeia e campeã mundial em 2015 e 2019 terá como principal adversário, na terceira jornada, na segunda-feira, o Irão, que vai somar a nona presença no Mundial e foi terceira classificada em 2017 e 2024.
Na estreia no torneio que vai decorrer entre quinta-feira e 11 de maio, com todos os jogos a serem disputados na Arena Paradise, em Victoria, Portugal terá pela frente o Paraguai, que marca presença pela sexta vez, tendo como melhor resultado um lugar nos 'quartos', em 2017.
Pelo meio, no sábado, enfrentará a estreante Mauritânia, uma das três seleções africanas que vão disputar o Campeonato do Mundo.
Entre os 13 convocados, destacam-se quatro jogadores com mais de 200 internacionalizações, que acarretam uma experiência crucial para ajudar Portugal a chegar à final: Rui Coimbra (291), Jordan Santos (261) e os irmãos Bê Martins (209) e Léo Martins (203).
Confirmando o favoritismo rumo aos 'quarto', o conjunto orientado por Mário Narciso vai medir forças um dos qualificados do Grupo A: a anfitriã Seychelles, também estreante, Bielorrússia, Guatemala ou Japão.
Destacado com o maior número de títulos no palmarés, 15 no total, sendo que seis foram conquistados sob a égide da FIFA, o atual detentor do troféu Brasil integra a 'poule' D com Itália, Omã e El Salvador, três oponentes que não devem colocar dificuldades aos 'canarinhos'.
De resto, Tahiti, Espanha, Senegal e Chile completam o Grupo C.
O Mundial 2025 de futebol de praia vai decorrer nas Seicheles, entre quinta-feira e 11 de maio, e na fase de grupos da competição Portugal, atual campeão da Europa, e campeão mundial em 2001, bem como em 2015 e 2019, já sob a égide da FIFA, irá defrontar o Paraguai, no dia inaugural, a Mauritânia, no sábado, e o Irão, na segunda-feira.