"Venho aqui para ajudar. Estou preparado para jogar os dois jogos ou zero minutos. Quero ajudar e fazer o melhor para voltar a ter o meu nome na lista dos convocados", afirmou Ricardo Carvalho em conferência de imprensa, na zona de Óbidos, na unidade hoteleira em que Portugal prepara a dupla jornada com França e Dinamarca.
O defesa central do AS Mónaco ganhou, para já, a confiança de Fernando Santos, depois de ter estado afastado da equipa durante pouco mais de três anos, por ter entrado em choque com o ex-selecionador Paulo Bento. "Quando cheguei à seleção, em 2003, quem jogava era o Fernando Couto. Fez os jogos todos antes do Euro2004, mas na fase final acabei por ser eu a jogar. Cada um tem o seu papel e agora o meu é ajudar os mais novos", referiu.
Apesar da idade, Ricardo Carvalho não descarta a possibilidade de representar Portugal na fase final do Euro2016, que vai decorrer em França, mas reconheceu que não será fácil. "Depois de uma certa idade, acabamos (jogadores mais velhos) por pensar ano a ano e fazemos contratos de ano a ano. Tudo irei fazer para renovar contratos, continuar a jogar e poder estar no Europeu. Mas o mais importante é Portugal estar presente", disse.
Ricardo Carvalho desvalorizou ainda a ausência, devido a castigo, de Fernando Santos no banco frente à Dinamarca e lembrou que os jogadores têm a obrigação de fazer o seu melhor. "Todos gostaríamos que ele estivesse no banco, mas infelizmente não será possível. Tudo depende de nós jogadores. Muitas vezes, em campo, nem conseguimos ouvir as indicações dos treinadores", explicou.
Com menos 15 anos e estreante na seleção principal, João Mário defendeu que a ausência em campo do selecionador não poderá "influenciar em nada os resultados" de Portugal. "Não será bem um problema. Gostávamos de tê-lo no banco, mas teremos de nos adaptar a isso", afirmou o médio do Sporting, igualmente em conferência de imprensa.
O jogador de 21 anos revelou que encontrou um "ambiente muito bom" na seleção nacional e frisou que está "preparado e com vontade de ajudar Portugal".
"É um orgulho estar cá e espero que a seleção consiga atingir os objetivos nestes dois jogos. Para mim estão a ser momentos únicos, é a minha primeira vez. Trabalhei muito para que o selecionador contasse comigo", referiu.
João Mário, um dos seis jogadores do Sporting convocados para a seleção, contou ainda que Nani o tem "ajudado muito" na sua integração na equipa e que está mais à vontade a jogar com Adrien e William Carvalho. "Claro que tenho mais rotinas com o William e o Adrien, mas o selecionador é que decide. Estou cá para ajudar e fazer o meu melhor", assegurou.
A seleção nacional realiza a partir das 17:00 o segundo treino de preparação para o encontro particular frente à França, agendado para sábado em Paris, e para o confronto três dias depois com a Dinamarca, em Copenhaga, do grupo I de qualificação para o Euro2016.