Cidade do Futebol, o polo agregador das seleções e da federação

A Cidade do Futebol, que será hoje inaugurada, é o concretizar de uma ambição federativa com mais de uma década e servirá de polo agregador das seleções nacionais e da própria Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Notícia
AnteriorSeguinte

© FPF

Lusa
31/03/2016 08:40 ‧ 31/03/2016 por Lusa

Desporto

Lançamento

O espaço, situado nos terrenos entre o Estádio Nacional e a prisão de Caxias, vai receber todas as equipas nacionais de futebol, que, nos últimos anos, dividiram o trabalho de preparação por vários complexos desportivos do país, como são os exemplos de Rio Maior e Óbidos, ou, mais recentemente, no Estádio do Restelo, em Lisboa.

De resto, a Cidade do Futebol, que teve um custo de 15 milhões de euros, já irá acolher a preparação da seleção principal para o Euro2016, que se disputa em França, entre 10 de junho e 10 de julho.

O centro logístico e de treinos inclui todas as condições necessárias à preparação de uma equipa, com três campos relvados e outro meio para treino específico de guarda-redes, além de uma bancada para 300 pessoas, 11 balneários, dois ginásios, unidade de saúde e performance, centro de imprensa ou farmácia.

Por outro lado, a Cidade do Futebol vai albergar igualmente a nova sede da FPF, estando previsto que os serviços federativos se mudem definitivamente aquele espaço em meados de abril, deixando, assim, o edifício na Rua Alexandre Herculano, em Lisboa.

"É uma infraestrutura montada com base no conhecimento adquirido com o Euro2004, mas também com os centros de treino e academias dos grandes clubes nacionais e estrangeiros, onde recolhemos soluções e opiniões, que adaptámos à criação da Cidade do Futebol", afirmou o coordenador geral da obra, António Laranjo.

Por seu lado, o diretor da Cidade do Futebol, Daniel Ribeiro, referiu que o objetivo desta obra passa por "oferecer as melhores condições possíveis às seleções", tendo destacado "a qualidade dos relvados, das infraestruturas desportivas e administrativas".

A inauguração da Cidade do Futebol está marcada para quinta-feira, numa cerimónia que contará com as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-Ministro, António Costa, entre outras personalidades de Estado e de grupos parlamentares.

A FPF convidou ainda antigos presidentes do organismo, os seus sócios ordinários, antigos selecionadores e ex-jogadores internacionais, bem como presidentes dos clubes das competições nacionais de futebol e futsal, representantes dos seus patrocinadores e das forças de segurança.

A entidade convidou também o Comité Olímpico de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Confederação do Desporto Portugal, a Sociedade de Reitores das Universidades Portuguesas e a Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, além de representantes de FIFA, UEFA e das empresas envolvidas na obra.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas