Polónia – Portugal: Duelo entre candidatos que não sabem perder

As seleções dos dois países discutem esta quinta-feira, em Marselha, a partir das 20 horas, a passagem às meias-finais do Europeu.

Notícia

© Getty Images

Sérgio Abrantes
30/06/2016 08:07 ‧ 30/06/2016 por Sérgio Abrantes

Desporto

Quartos de final

Polónia e Portugal vão enfrentar-se esta noite, no Vélodrome, em Marselha. À parte dos P’s que compõem o nome de cada um dos países, há algumas diferenças, mas uma semelhança incomum. É que se a equipa orientada por Fernando Santos é a formação que não perde há mais tempo em fases finais do Euro, precisamente há oito jogos, há que referir que a Polónia não sabe o que é o sabor da derrota há seis encontros consecutivos.

Mas, à parte da tática e das individualidades, o ponto forte das duas seleções é o seu coletivo. E é com o coletivo que hoje se espera que uma das duas equipas carimbe o passaporte para as meias-finais. Depois das semifinais alcançadas em 2012, com a promessa de Fernando Santos de uma equipa a lutar pelo título final, nem que seja a empatar todos os jogos, há muita expectativa para este encontro.

Do lado português, há, porém, que referir ainda outra estatística curiosa. Como lembra o jornal O Jogo, no atual elenco luso, apenas Cristiano Ronaldo sabe o que é celebrar um tento à Polónia, golo esse apontado num encontro no ido ano de 2007, jogava-se então o apuramento para o Europeu da Suíça e da Áustria.

Com equilíbrio, ainda que com ligeira vantagem para os lusos, no histórico de confrontos entre as duas equipas, serão de esperar dois conjuntos com algumas cautelas, com Lewandowski a merecer ‘guarda de honra’ e com todos os olhares adversários a recaírem sobre o capitão português, Cristiano Ronaldo.

Em 10 duelos, a formação das quinas venceu por quatro vezes, somando três empates e igual número de derrotas, sendo que a última vez que se encontraram as duas seleções numa fase final do Euro, Portugal goleou por 4-0, com Pauleta a marcar um hat-trick e Rui Costa a marcar o outro tento.

Agora que as contas são outras, o essencial será que a formação lusa se apresente em bom plano, concentrada na defesa, arisca no meio-campo e com pontaria no ataque. Fernando Santos, é quase certo, terá de voltar a mexer. Raphael Guerreiro e André Gomes estão a contas com problemas físicos e devem cair do ‘onze’, dando lugar a Eliseu e, provavelmente a Renato Sanches ou Moutinho.

A defesa deverá manter-se. Patrício na baliza, Cédric à direita, Fonte e Pepe no eixo. O meio-campo deverá começar com William na posição mais atrasada, Adrien e João Mário, com Sanches ou Moutinho no apoio. Na frente, a dupla do costume nos últimos encontros: Nani e Cristiano Ronaldo, com Quaresma no banco à espera do momento certo para fazer os seus truques de magia.

Agora, enquanto o apito inicial não ecoa no estádio, no coração dos adeptos portugueses é tempo de fazer as contas das emoções e guardar para mais logo (20h) o grito que já a esta hora quer sair cá de dentro e dizer: Vamos, Portugal!

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas