Os terrenos do antigo Odivelas Futebol Clube acaba de ver uma nova luz ao fundo da túnel naquilo que se pretende que seja o renascimento de uma infraestrutura dinamizadora do desporto na região.
Esta quinta-feira foi aprovado, em reunião da Câmara Municipal de Odivelas, a cedência em direito de superfície do Complexo Desportivo Porto Pinheiro, na urbanização Colinas do Cruzeiro, ao Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF). A cedência aguarda apenas, neste momento, a aprovação da Assembleia Municipal.
O negócio, de que o Notícias ao Minuto teve conhecimento, envolve um projeto sólido e estruturado de reabilitação e requalificação. A autarquia referiu durante o encontro que o projeto é o resultado de um "grande esforço para enriquecer o concelho" e para devolver a infraestrutura ao uso e fruição dos munícipes.
Segundo a autarquia, o SPJF reúne, do ponto de vista humano, técnico e económico-financeiro, as condições necessárias à prossecução do desenvolvimento de um projeto sólido e de qualidade.
A cedência, que implica um investimento no valor de um milhão e quinhentos mil euros, traduz-se na concretização de programas e projetos de educação/formação e integração social através do desporto dos munícipes e na garantia de enquadramento técnico para apoio de atividades desportivas da população escolar de Odivelas.
Esta parceria prevê a criação de dois campos sintéticos e um de relva natural, salas de formação e balneários remodelados. O Sindicato pretende também criar o estágio do jogador, futebol feminino e escolinhas de futebol e, ainda, um gabinete de formação e educação para orientar os jovens no ativo e no desemprego.
Recorde-se que em 2012, a autarquia de Odivelas tinha dado luz verde a uma proposta de cedência do Complexo Desportivo de Porto Pinheiro, com cerca de 57 mil metros quadrados, ao Sporting. Na altura, era Godinho Lopes o presidente do clube de Alvalade e o objetivo era construir um polo desportivo no concelho.
A nova direção do Sporting, presidida por Bruno de Carvalho, entendeu que o projeto não seria financeiramente viável para o clube e decidiu abandoná-lo.
Agora, espera-se que esta nova oportunidade possa finalmente dar vida aos campos que outrora acolheram a equipa do Odivelas FC.