"Só se acontecer algo de muito mau é que o Benfica não é campeão"

Apesar de estar longe dos relvados, Fábio Faria continua atento ao futebol português. Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o antigo jogador de Benfica e Rio Ave fala ainda de Gil Dias, jogador que pode ser reforço dos encarnados na próxima temporada.

Notícia

© Global Imagens 

Francisco Amaral Santos c/ Carlos Pereira Fernandes
12/05/2017 08:40 ‧ 12/05/2017 por Francisco Amaral Santos c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Fábio Faria

Fábio Faria acredita que o "estofo de campeão" tem sido o ponto de distinção entre Benfica e FC Porto. Apesar de estar longe dos relvados por motivos de saúde, o antigo jogador encarnado e do Rio Ave, revela-se muito atento à atualidade desportiva em Portugal.

Em conversa com o Desporto ao Minuto, Fábio Faria acredita que o Benfica muito dificilmente não irá conquistar a presente edição da I Liga e que "só algo muito mau" pode impedir isso.

Leia a primeira parte da entrevista, onde Fábio Faria fala sobre o mau momento que passou após deixar o futebol aos 23 anos.

Continua a acompanhar de perto o mundo do futebol?

Estou sempre a acompanhar, tenho 28 anos, os meus colegas ainda jogam todos e a maior parte deles está nos clubes grandes. Obviamente que troco mensagens com eles e quero o sucesso deles. Estou sempre atento ao que se passa no mundo do futebol.

De certeza que não deixou de assistir ao jogo entre Rio Ave e Benfica…

Claro que sim, são dois clubes que ficarão marcados para sempre na minha curta carreira. O clube da minha terra, que é o Rio Ave, que apostou em mim na formação, e o Benfica, que é clube do meu coração e onde consegui chegar. Obviamente que tinha de assistir ao jogo. O Benfica ganhou, mas o Rio Ave também mostrou que é uma grande equipa e espero que consiga chegar à Liga Europa.

Acha que os encarnados ficam agora à porta do título? Tendo em conta também o empate do FC Porto na Madeira frente ao Marítimo

A cinco pontos e a duas jornadas do fim, só se acontecer algo de muito mau é que o Benfica não consegue ser campeão. Acredito a 99% que está garantido o título.

E o Rio Ave pode conseguir um lugar de acesso à Liga Europa? O Marítimo também está a fazer uma boa campanha 

Está complicado. Eu não sei com quem é que o Marítimo vai jogar estes últimos dois jogos, mas são seis pontos em disputa e são três pontos que os separam. Vai ser complicado, mas eu acredito. O Rio Ave pratica um bom futebol, pode ganhar os dois jogos. Agora não sei em relação ao Marítimo. Acho que é muito difícil. Mas ficarei triste [caso o Rio Ave não consiga], porque é um clube que está a crescer muito e que merecia ir à Liga Europa.

Tem-se falado num alegado interesse do Benfica em Gil Dias, jogador do Rio Ave. Considera que seria um bom reforço?

O Gil tem qualidades. No início não começou tão bem mas depois tornou-se numa mais valia para o Rio Ave. É um miúdo com muita qualidade e de apenas 20 anos. Se não tivesse valor, não tinha ido para o Monaco. É um jogador que está a evoluir e que está a fazer uma boa ponta final de campeonato. Se for para o Benfica, para o meio de aqueles craques todos, acho que consegue evoluir mais e que daqui para a frente pode ser bom para o futuro do Benfica.

O FC Porto não teve estofo de campeão

E que análise faz à época do FC Porto? O Fábio passou lá durante a formação…

Sim, joguei lá durante três anos… O FC Porto é uma equipa muito consistente e que defende muito bem, sofre poucos golos. Só que na frente faltou um homem, apesar do Soares na segunda volta, quando chegou, ter começado a fazer golos. Tem tudo para ser um craque, mas na finalização facilitou um bocadinho e acho que, nos momentos certos, o FC Porto não teve estofo de campeão, como se costuma dizer. Quando podia passar para a frente ou ficar mais perto do Benfica, não conseguiu e, quando assim é, tornar-se tudo mais difícil.

Acredita que, a concretizar-se, o título do Benfica se deve a alguma incapacidade do FC Porto em aproveitar os deslizes do rival?

Sim, o Benfica teve sorte na altura em que empatou com o Paços e o FC Porto poderia passar para a frente. Não o conseguiu depois, no jogo com o V. Setúba,l e mostrou que o Benfica tinha tudo para conseguir manter a liderança. É normal, o Benfica já tem estofo nas alturas certas porque é campeão há três anos consecutivos. E também com um pouquinho de sorte.

Chegou a cruzar-se com Rui Vitória no Paços de Ferreira. Com que impressão ficou?

Foi muito rápido na altura, quando estava no Benfica e fui para o Paços, foi o Rui Vitória que queria muito que eu fosse para lá. Mas quando cheguei lá só tive uma semana como ele porque ele foi para o V. Guimarães. Convivi pouco com ele, mas pelo que os meus companheiros diziam, é um treinador muito próximo dos jogadores e que consegue lidar bem com cada jogador, acho que isso é importante para uma equipa. Tratar bem todos os jogadores, acho que isso é o mais importante no futebol.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Messi deixa Joe Biden 'pendurado' e é obrigado a explicar-se

Inter Miami

Messi deixa Joe Biden 'pendurado' e é obrigado a explicar-se

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1630
6Vitória SC1725
7Casa Pia1623
8Moreirense1722
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1715
15Arouca1715
16C.D. Nacional1613
17Farense1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

BYD faz história e atinge o que nenhuma marca conseguiu

BYD

BYD faz história e atinge o que nenhuma marca conseguiu

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas