Emails? "Não roubámos nada. Quando vi aquilo fiquei perplexo"

Francisco J. Marques continua a denunciar alegadas pressões e influências do Benfica na arbitragem.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
16/09/2017 07:39 ‧ 16/09/2017 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Entrevista

Em entrevista ao jornal Record, Francisco J. Marques falou sobre o polémico caso dos emails, que o FC Porto trouxe a público. O diretor de comunicação dos dragões foi igual a si próprio e não guardou nada para ele.

“É preciso uma limpeza no futebol português”, afirma convicto. Para Francisco J. Marques, a influência do Benfica na arbitragem é mais do que notória. O objetivo? De acordo com o diretor de comunicação do FC Porto é “obter vantagem desportiva”.

Pensamento sobre os emails: “Têm uma conduta irregular, de interferência, sobre as competições. Centra-se essencialmente na arbitragem, através de algumas pessoas que ou tinham sido árbitros, como Adão Mendes ou Nuno Cabral, ou desempenharam funções de especial relevo na arbitragem, como Ferreira Nunes, e essas pessoas tinham contacto muito direto com Paulo Gonçalves. E com isto o Benfica quis apenas e só uma coisa: obter vantagem desportiva. Foi criada aqui uma rede de contactos entre os árbitros e o Paulo Gonçalves, que o Nuno Cabral intermediava. Dizer que isto não tem relevância e não tem interferência é brincar com as pessoas. Não é estranho o presidente do Benfica pedir para baixarem uma nota [a Rui Costa]? Não é estranho nunca uma nota ter descido tanto como nesse jogo? É para mostrar poder e para servir de exemplo para todos…”

Influência do Paulo Gonçalves: “Quando temos pessoas a enviar para o Paulo Gonçalves dados da vida íntima dos árbitros, com fotografias… Isso é o quê? Para que é que o Paulo Gonçalves quer saber com quem os árbitros A, B ou C andam? Para mandar flores no aniversário ou para fazer coisas muito feias? Nós fizemos essa promessa e vamos cumpri-la: nunca vamos divulgar isso. Mas existe e existe com fotografias. E é muito desagradável para mim, por exemplo, que já vi isso tudo, ver alguns jogos…”

Origem dos emails: “Não roubámos nada. Enviaram-me uma cartilha por email. Quando vi aquilo fiquei perplexo e respondi a perguntar como poderia averiguar a veracidade daquilo. Passados 45 minutos recebi outro email com provas inequívocas da veracidade daquilo. Foi assim que se iniciou o contacto. Sim, não sei se é só uma pessoa... Não conheço a identidade. A opinião pública tem o direito de conhecer estes comportamentos”

Objetivo da providência cautelar: É claro que é uma providência cautelar de medo. O Benfica sabe o que fez e não quer que se saiba.

Pedro Guerra: Há pessoas sem argumentos que procuram denegrir o adversário por questões laterais… Vou fazer-lhe uma revelação: se eu quisesse entrar nesse tipo de jogo punha cá fora os emails da penhora do Pedro Guerra, mas não o vou fazer.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas