Este sábado, o Benfica recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, por 2-0, em jogo referente à 28.ª jornada da I Liga. Jonas foi o autor dos dois golos (44' e 77') da partida, 'oferecendo' a liderança provisória às águias, em fim de semana de Páscoa.
Com menos dois pontos do que o rival do Norte e com a vantagem de jogar dois dias antes, o Benfica entrou em campo com a motivação no máximo. Ainda alguns dos adeptos estavam à procura do lugar na bancada e Jonas já cabeceava ao lado da baliza de Miguel Silva (5').
O foco da formação caseira era claro: conquistar os três pontos. Mas nem tudo foram rosas. É verdade que o brasileiro goleador começou a 'agitar' o jogo logo cedo, porém, o golo só chegou em cima do intervalo. Mas já lá vamos.
Desengane-se quem pense que o Vitória de Guimarães chegou à Luz sem um plano delineado. A equipa orientada por José Peseiro mostrou que estudou bem a 'lição' e ainda fez 'tremer' as bancadas da Luz, com um golo de Raphinha, que acabou anulado por fora-de-jogo assinalado ao atleta (23').
Os vimaranenses não se desorganizavam, não permitiam que o adversário saísse em progressão, fechando muito bem os espaços, principalmente, nas alas, impedindo que os encarnados pusessem o pé no acelerador.
No entanto, em cima do intervalo, o esférico acabou por bater no braço de João Aurélio e o Benfica beneficiou de uma grande penalidade. Sem vacilar, o Jonas converteu a oportunidade e carimbou o 1-0 para os encarnados.
O tento em cima do intervalo 'desmoralizou' a equipa de Peseiro que entrou menos organizada na segunda metade do duelo, concedendo mais espaços para o adversário jogar, sobretudo na zona defensiva, com o Benfica a aproveitar para aumentar a pressão.
Aqui, valeu a exibição de Miguel Silva que salvou o Vitória de Guimarães de uma derrota mais pesada, negando dois golos praticamente feitos a Zivkovic (50’) e Grimaldo (59’).
Mas Miguel Silva não chegaria para tudo… Os vimaranenses estavam a quebrar e o segundo golo estava perto de acontecer. Aos 77 minutos, o Estádio da Luz ficou rendido à deliciosa assistência de Jiménez – que entrou para a saída de Cervi – para o 'pistoleiro', que só teve de cabecear e 'matar' o jogo.
Com este resultado, o Benfica soma agora 71 pontos e sobe à liderança provisória, uma vez que o FC Porto, com 70 pontos, só disputa a 28.ª jornada na próxima segunda-feira, na casa do Belenenses.
Momento do jogo: A grande penalidade convertida por Jonas, aos 44 minutos, 'desmoralizou' a equipa do Vitória de Guimarães.
90'+3' - Terminou o duelo.
90' - 3 minutos de compensação.
88' - Varela! O guarda-redes do Benfica defende livre cobrado por Mattheus.
85' - Zivkovic! Muito perto do golo!
77' - GOLOOOO! BENFICA! JONAS! Com uma assistência deliciosa de Jiménez, do lado esquerdo, Jonas aproveitou para carimbar o 2-0.
68' - Substituição no Benfica: Saída de Cervi para a entrada de Jiménez.
61' - Cartão amarelo para Jardel.
59' - Miguel Silva! Novamente! Grande defesa do guarda-redes vimaranense, desta vez a negar o golo a Grimaldo.
52' - Cartão amarelo para Fejsa.
50' - Miguel Silva! Que defesa! O guarda-redes dos vimaranenses impediu o golo de Zivkovic, após um passe de Grimaldo.
46' - Recomeça na Luz.
45' - Intervalo na Luz.
44' - GOLOOOOOOOO! BENFICA! JONAS! O brasileiro converteu uma grande penalidade em cima do intervalo.
41' - Benfica pede grande penalidade, depois de o esférico bater no braço de João Aurélio. Depois de consultar o VAR, Xistra assinala grande penalidade para as águias.
33' - Livre para o Benfica. Pizzi na cobrança, mas o esférico acaba por sair pela linha de fundo.
27 - Novo canto para o V. Guimarães e nova ameaça! Tira Bruno Varela!
23' - Jogada ensaiada e Raphinha ainda colocou o esférico no fundo das redes encarnadas. No entanto, o jogador estava em posição irregular e o golo foi invalidado.
22' - Mais um canto para o Vitória de Guimarães.
19' - Pizzi! Remate ao lado, após primeira tentativa de Jonas.
17' - Héldon atira mas o esférico acaba nas mãos de Bruno Varela.
16' - Pontapé de canto para o Vitória de Guimarães.
11' - Grimaldo! O lateral tira o esférico, com Sturgeon em posição para fazer 'estragos'.
5' - O Benfica vai estando por cima no jogo.
2' - Cabeceamento de Jonas ao lado!
1' - Começa o jogo.
Neste momento, os jogadores já recolheram aos balneários e os últimos adeptos entram no Estádio da Luz.
Onze do Benfica: Bruno Varela; André Almeida, Jardel, Rúben Dias e Grimaldo; Fejsa, Zivkovic, Pizzi, Rafa e Cervi; Jonas.
Onze do Vitória Guimarães: Miguel Silva; João Aurélio, Pedro Henrique, Jubal e Konan; Rafael Miranda, Wakaso, Sturgeon e Mattheus, Raphinha e Heldon.