Em entrevista ao Notícias ao Minuto, que será brevemente publicada, o multifacetado Paulo Azevedo, contou, entre muitas histórias de vida, um episódio particularmente marcante. Falamos do dia em que Casillas lhe deu uma 'chapada de luva de ouro'.
Corria a época 2011/12 quando Paulo Azevedo, acabado de tirar o segundo nível de treinador, conseguiu que José Mourinho, então treinador do Real Madrid, aceitasse o seu estágio.
Foi em Madrid, com o Special One, que Paulo afirma ter-se especializado em motivação de plantel, numa aventura que durou entre duas e três semanas.
Paulo revela também que Mourinho teve sempre confiança nele e que, inclusive, o lançou para a boca do lobo. "Ele deu-me o privilégio de falar cinco minutos antes de um jogo para, como ele dizia, eles levarem aquilo quente", começou por partilhar connosco, continuando: "No dia a seguir, eu estava sentado com o Faria [adjunto do Mourinho], e ele ia para o auditório com os jogadores e perguntou-me: 'Então tu não vens? Não queres ser treinador? Então, anda'. Depois deu a tática aos jogadores e no final disse-lhes 'agora gostava que vocês perdessem três minutos da vossa vida e amassem o futebol metade do que esta pessoa ama'. E passa um excerto da minha reportagem sem som, onde apareço a marcar um golo de chapéu ao guarda-redes e no fim manda-me levantar e diz 'agora são teus'".
Paulo Azevedo diz que Casillas lhe deu uma lição de vida© Reuters
Paulo acabou por confessar que "andava dormente" e a "viver um sonho". Os jogadores, diz na entrevista, integraram-no bem e brincavam com ele. "Eles brincavam comigo, escondiam-me as próteses. Eu era deles, mesmo".
Ainda assim, havia um jogador que se mantinha à parte destas brincadeiras: Iker Casillas.
"Eu peço para as pessoas não me julgarem e me darem oportunidades antes de o fazerem, e estava a dar por mim a julgar o Casillas porque o gajo não falava, porque era muito fechado", conta, explicando que, depois, o agora guardião do FC Porto lhe deu uma lição de vida.
"No final, ofereceu-me as luvas que levantaram a Copa do Mundo pela seleção espanhola. Disse-me 'põe à venda no eBay, elas valem dinheiro. Se quiseres comprar umas próteses, põe à venda que eu autentifico-as para as pessoas saberem que são mesmo minhas'". Ele "nunca me tinha falado", mas era "a maneira de ele ser".
Se quer saber que destino tiveram as luvas mais importantes da carreira de Casillas, assim como conhecer outras tantas histórias, não perca a entrevista na íntegra, que será publicada em breve, no Notícias ao Minuto.