"A confiança empresarial na economia, expressa pelo Indicador do Clima Económico (ICE), registou uma diminuição ligeira em agosto", lê-se no documento, situando-se o índice em 96,8 face a um valor de 101,5 em julho.
"Contribuíram para este facto a deterioração do indicador de 'expectativa de emprego', que ocorre há mais de três meses, bem como a ligeira diminuição do indicador de 'expectativa de procura' face ao mês anterior", acrescenta o INE.
Setorialmente, o resultado deveu-se à avaliação mais pessimista dos setores da produção industrial, construção, serviços não financeiros e de comércio, por oposição a respostas mais otimistas das atividades de alojamento, restauração e similares, transportes e armazenagem.
Os indicadores de Confiança e de Clima Económico constituem uma publicação mensal sobre a conjuntura económica de Moçambique, compilada com base no inquérito mensal de conjuntura realizado pelo INE às empresas do setor não financeiro.
"O estudo expressa a opinião de agentes económicos acerca da evolução e perspetiva da sua atividade, particularmente sobre emprego, procura, encomendas, preços, produção, vendas e limitações de atividade", explica o INE.