Quando é o dia de pagamento? Esta é, talvez, a pergunta mais importante para o orçamento doméstico de qualquer família. Se por um lado as pensões são pagas no início do mês, os subsídios sociais são pagos mais para a frente. Vamos às datas.
No dia 8 de novembro - já esta quinta-feira - são pagas as pensões por transferência bancária, juntamente com o Complemento Social de Inserção. Também neste dia é paga a Prestação Social para a Inclusão.
Depois, no dia 16 de novembro é o dia de pagamento das Prestações Familiares, bem como do 1.º pagamento por desemprego, doença ou parentalidade.
Avançámos para o dia 23 de novembro, altura em que são pagas as prestações relativas ao Rendimento Social de Inserção e, ainda, a de Ação Social. Mais para o final do mês, no dia 27 de novembro é devido o 2.º pagamento por desemprego, doença ou parentalidade. No último dia do mês, ou seja, no dia 30 são pagas as pensões e subsídios relacionados com doença profissional.
Todas estas informações, saliente-se, são de acordo com a Segurança Social, que sistematizou o calendário das prestações deste mês, bem como os respetivos métodos de pagamento.
Datas e métodos de pagamento dos subsídios sociais em novembro de 2018.© Reprodução do site da Segurança Social
A Segurança Social tem uma data fixa para estes pagamentos co o objetivo de "prestar um melhor serviço ao cidadão (...) permitindo um melhor planeamento e uma salvaguarda para os beneficiários, na medida em que sabem exatamente o dia em que recebem", refere.
E as pensões por vale de correio?
A data de pagamento das pensões por transferência bancária, tal como referido em cima, é dia 8 de novembro. Porém, caso o método de pagamento seja por vale, a emissão é feita por ordem alfabética a partir do primeiro dia útil de cada mês e até ao dia 10.