Um estudo da DECO, divulgado na revista Proteste de Outubro, alerta que nem sempre os descontos, promoções e cartões são sinónimo de poupança. Com base no estudo de quase 65 mil preços em 97 concelhos, a associação conclui que o Jumbo é o supermercado mais económico, permitindo uma poupança anual que pode chegar aos 435 euros.
Realizado no primeiro trimestre deste ano, com base num cabaz composto por 100 produtos das marcas mais vendidas, divididos por 12 categorias (gorduras e óleos, ovos e lacticínios, outros alimentos, charcutaria, bebidas, higiene pessoal, limpeza, fruta e legumes, peixe, aves e carne de porco e vaca), o estudo da DECO coloca na primeira posição da tabela dos preços mais baixos o Jumbo do Dolce Vita Tejo, na Amadora.
Em segundo lugar surge o Jumbo de Vila Nova de Gaia e em terceiro, o de Rio Tinto, em Gondomar.
Na análise por distritos, a DECO concluiu ainda que os portugueses podem encher o carrinho de compras por menos dinheiro em Lisboa, Porto e Vila Real. Já as regiões da Guarda, Bragança e Viseu têm preços menos convidativos.
Ainda segundo a Associação de Defesa do Consumidor, os produtos de marca branca são uma boa aposta porque permitem, em média, uma poupança de 33% face a produtos de outras marcas.