Produção industrial do Brasil cai 2,6% em janeiro face a 2018

A produção da indústria do Brasil registou queda de 2,6% em janeiro, face ao mesmo mês de 2018, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícia

© Reuters

Lusa
13/03/2019 13:53 ‧ 13/03/2019 por Lusa

Economia

IBGE

Na comparação com o mês de dezembro do ano passado, a produção industrial do Brasil caiu 0,8%, segundo o mesmo indicador.

Apesar dos resultados desfavoráveis, a indústria ainda acumula uma subida de 0,5% nos últimos 12 meses.

Segundo o responsável da pesquisa do IBGE, André Macedo, o resultado negativo da produção industrial brasileira está bem disseminado.

"É uma produção industrial em ritmo abaixo da que encerrou 2018. No acumulado dos últimos 12 meses, ainda estamos no positivo, mas ele vem reduzindo a intensidade dessa expansão", explicou Macedo.

Entre as categorias económicas, o destaque negativo ficou com a área dos Bens de Capital, que caiu 7,7% face a janeiro de 2018 e 3% em relação a dezembro.

"A queda nos Bens de Capital de dezembro para janeiro está relacionada à baixa na produção de camiões, bens de produção agrícola e máquinas e equipamentos industriais. Em relação a janeiro, Bens de Capital e Bens de Consumo Duráveis são os grupos que mostram maior perda, com acréscimo dos automóveis e eletrodomésticos", destacou Macedo.

"As exportações em queda para a Argentina acabam sendo um pano de fundo importante para esse momento de queda da indústria automobilística como um todo. É um começo de 2019 mostrando perdas e uma característica de redução na produção de forma disseminada", acrescentou.

André Macedo concluiu destacando que os resultados podem ser atribuídos à falta de confiança dos empresários numa retoma da economia do Brasil no curto prazo.

"Mesmo havendo um aumento na confiança dos empresários, esse aumento é mais em relação ao futuro a longo prazo. Os investimentos têm sido adiados. Como esse grupo de Bens de Capital é diretamente associado aos investimentos no setor, ele já vem nesse movimento de queda nos últimos meses", finalizou.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas