Foi criada uma Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) que vai integrar 310 postos que ficam obrigados a reservar, para uso exclusivo das entidades prioritárias, pelo menos, uma unidade de abastecimento. Esta medida surge na sequência da crise energética que o país atravessa. Consulte aqui a lista dos 310 postos prioritários.
O gabinete de Matos Fernandes indicou ainda ao Notícias ao Minuto que nestes postos de abastecimento haverá um limite. Ou seja, se se deslocar a estes locais, só poderá abastecer 15 litros de combustível por viatura.
De acordo com o despacho do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, os "postos de abastecimento pertencentes à REPA ficam obrigados a reservar, para uso exclusivo das entidades prioritárias, uma quantidade de 10 mil litros de gasóleo, ou 20% da sua capacidade, quatro mil litros de gasolina e dois mil litros de GPL-auto".
Para garantir o cumprimento do disposto no despacho do Ministério do Ambiente e da Administração Interna, "os postos REPA podem requerer a presença de elementos das forças de segurança".