Too Good To Go. Comprar o excedente alimentar para combater o desperdício

O movimento da app Too Good To Go tem já mais de 17 milhões de seguidores em toda a Europa. A aplicação chegou a Portugal esta terça-feira e permite 'salvar' refeições que de outro modo iriam para o lixo.

Notícia

© Reprodução Facebook

Beatriz Vasconcelos
29/10/2019 14:50 ‧ 29/10/2019 por Beatriz Vasconcelos

Economia

desperdício alimentar

Chama-se Too Good To Go e, tal como o próprio nome indica, é uma app que vem combater o desperdício alimentar, permitindo que os portugueses comprem excedentes alimentares de restaurantes ou supermercados e que, de outra forma, seriam lixo.

Do lado das empresas - os parceiros - o objetivo é que coloquem à venda na plataforma os produtos que são excedente no final do dia. Deste modo, podem amortizar o custo de produção ou obter receitas extra. 

Do lado dos clientes - os utilizadores - a ideia é que possam beneficiar de refeições com qualidade, mas a preços mais acessíveis

Quem ganha no final de contas? Todos, porque esta é uma forma de combater o desperdício alimentar e, por consequência, um caminho no sentido da sustentabilidade. Hoje em dia, estima-se que 30% dos alimentos que são produzidos sejam considerados desperdício, disse recentemente o professor do IPAM Rui Rosa Dias, ao Notícias ao Minuto.

"Desde o processo de produção até ao consumo em casa, os portugueses desperdiçam, todos os anos, um milhão de toneladas de comida. Se falarmos em número de refeições, os portugueses desperdiçam cerca de 50 mil refeições todos os dias. Estes dados justificam a necessidade de levarmos a cabo a missão de combater o desperdício no nosso país e procurar otimizar o consumo dos portugueses, para que sejam mais conscientes e sustentáveis", aponta Madalena Rugeroni, country manager da Too Good To Go em Portugal.

Para já, numa primeira fase, a app está disponível apenas em Lisboa, mas a previsão é que chegue a todos os distritos até ao final do ano. A cidade do Porto será a próxima a receber a Too Good To Go, disse fonte da empresa ao Notícias ao Minuto.

A partir da aplicação é possível comprar refeições completas, tartes, sushi, carne, pão, bolos de pastelaria ou fruta. Além disso, a empresa promete também um "fator surpresa associado". 

Como funciona? Na prática, os utilizadores compram uma 'magic box', caixas previamente preparadas pelos estabelecimentos com os respetivos excedentes e a preços mais baixos. Uma vez efetuado o pagamento, a 'magic box' pode ser levantada no estabelecimento em questão, numa hora indicada na app. 

Porém, as escolhas dos clientes serão tidas em consideração, pois podem filtrar as opções por interesses alimentares. As opções variam entre comida chinesa, japonesa, italiana, portuguesa e até vegetariana e vegan. 

Por cá, sublinhe-se, a Too Good To Go tem já mais de cinco dezenas de parceiros, que disponibilizam pratos ou produtos alimentares por valores que variam entre os dois e os cinco euros

A app é gratuita e está disponível para sistemas operativos Android e iOS

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas