A Web Summit foi oficialmente aberta por volta das 20h00 desta segunda-feira pelo ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e pelo fundador da cimeira, Paddy Cosgrave.
"Vamos escrever as regras à medida que vamos construindo o caminho", disse Pedro Siza Vieira, no palco principal da Web Summit, garantido que nos próximos 10 anos o país vai continuar a "acolher de braços abertos" os participantes da cimeira.
"O ritmo de mudança na Web Summit espelha o ritmo de mudança" da transformação que teve lugar na sociedade digital, disse o governante. "Se olharmos para daqui a 10 anos, a única coisa que poderemos ter a certeza é que a base da mudança será ainda mais rápida", acrescentou Pedro Siza Vieira.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, começou por felicitar os participantes da cimeira e salientou as características da capital lisboeta para 'abraçar' uma cimeira deste género. "Vão encontrar uma cidade aberta e a querer inovação", rematou Medina.
"O que nos distingue é a capacidade de falar com as outras pessoas, somos uma cidade aberta, tolerante e é isso que queremos que sintam nos próximos dias. Bem vindos a Lisboa", concluiu Medina.
No discurso de boas-vindas aos cerca de 70 mil participantes na cimeira tecnológica, Fernando Medina apresentou Lisboa como uma cidade que "viaja através da inovação" e que uma das melhores demonstrações é a Web Summit.
Seguiu-se uma contagem decrescente que marcou o início oficial da cimeira, já depois de Edward Snowden, o convidado principal deste primeiro dia ter participado por videoconferência, uma vez que se encontra asilado na Rússia, para onde fugiu depois de ter revelado informação confidencial e ser procurado pela justiça norte-americana.
A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se em Lisboa desde 2016, vai manter-se na capital até 2028, depois de, em novembro do ano passado, ter ficado decidida a permanência da conferência em Portugal por mais 10 anos, após uma candidatura com sucesso.
O evento realiza-se em Lisboa entre hoje e quinta-feira.