O endividamento da economia voltou a subir em setembro. De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), o endividamento do setor não financeiro da economia cresceu para 725,8 mil milhões de euros até setembro, face aos 724 mil milhões registados até agosto.
Os dados divulgados pelo supervisor da banca revelam ainda que o endividamento da economia se fixou em 348,3% do Produto Interno Bruto (PIB).
"Em setembro de 2019, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 725,8 mil milhões de euros, dos quais 319,9 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 405,9 mil milhões de euros ao setor privado", aponta o BdP.
Relativamente a agosto de 2019, o endividamento do setor não financeiro aumentou 1,9 mil milhões de euros. Este aumento deveu-se, essencialmente, ao acréscimo de 1,7 mil milhões de euros no endividamento do setor privado e de 0,2 mil milhões de euros no endividamento do setor público, esclarece o supervisor.
"O aumento do endividamento do setor privado resultou, sobretudo, do incremento do endividamento das empresas privadas face ao exterior, na ordem dos 1,5 mil milhões de euros. Adicionalmente, o endividamento dos particulares face ao setor financeiro aumentou 0,2 mil milhões de euros", refere.