Em semana de Black Friday, as promoções já não duram só um dia
A Black Friday é um dia de promoções importado dos EUA, que tem como objetivo impulsionar as vendas antes do Natal.
© iStock
Economia Black Friday
A Black Friday - ou sexta-feira negra, na tradução em português - é um dia em que várias marcas fazem promoções para impulsionar as vendas, no período que antecede o Natal. A verdade é que este evento já não dura apenas um dia: começou por se prolongar até ao fim de semana e, agora, até já há marcas que fazem promoções toda a semana.
É, por isso, natural que receba várias mensagens ou emails a alertar para o Black Weekend ou para a Black Week - fim de semana negro ou semana negra - porque as marcas estão a aproveitar esta altura do ano para aumentar o volume de negócios.
Aliás, este dia é quase como o pontapé de saída do aumento do consumo associado ao período de Natal.
"O BlackFriday surge nos EUA, sendo um dia com preços mais baixos, de forma a impulsionar as vendas no período prévio ao Natal. Em Portugal assistimos a uma adoção do conceito, mas em muitas circunstâncias alargado a vários dias (em muitos pontos de venda o BlackFriday corresponde a um fim de semana completo)", refere Mafalda Ferreira, professora do IPAM, em respostaa algumas questões colocadas pelo Notícias ao Minuto.
Compras de Natal a preços mais baixos
Por causa dos descontos e promoções, esta altura é aproveitada por muitos para a realização das compras de Natal, a quase um mês de antecedência da época festiva.
"A génese do conceito é exatamente favorecer a antecipação das compras de Natal. Naturalmente que sendo no final de novembro é aproveitado por muitos consumidores, uma vez que permite efetuar compras com preços mais baixos", indica Mafalda Ferreira.
Porém, há uma curiosidade interessante, é que o reforço da posição da Black Friday pode estar relacionado com a importância que os portugueses - e os clientes, no geral - atribuem aos saldos, promoções e descontos.
"A Black Friday enquadra-se no contexto de eventos que visam dar resposta à valorização que os consumidores fazem das promoções. No contexto atual o ambiente promocional é decisivo para os consumidores que procuram a melhor relação qualidade/preço", adianta a docente do IPAM.
Mais de metade tenciona fazer compras, mas é necessário estar atento
Um estudo divulgado na semana passada pela Google Portugal revela que mais de metade (63%) dos portugueses pondera este ano fazer compras na Black Friday. Os números "mostram que a data do Black Friday "está cada vez mais enraizada em Portugal e é hoje um dos grandes momentos de consumo dos portugueses", apontou a Google Portugal.
Porém, é necessário que tenha atenção, principalmente quando as compras são feitas online. Já várias entidades emitiram alertas e recomendações, mas mostramos-lhe os conselhos mais recentes, divulgados pela GNR, que podem ser consultados aqui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com