Na versão das GOP enviada ao Conselho Económico e Social a que a Lusa teve acesso, pode ler-se que o Governo quer "materializar a execução de, pelo menos, um projeto estruturante de transformação digital focado na missão base de cada um dos dezanove ministérios".
No mesmo documento, o Governo assume também que pretende adotar um modelo comum de "'standards' e boas práticas internacionais no desenho e desenvolvimento de serviços para cidadãos e empresas".
Segundo o executivo, este modelo comum deverá incluir "linhas de orientação sobre a estrutura" relativas ao "modelo de entrada ('onboarding'), os princípios de acesso ao serviço (através dos meios digitais de autenticação - Chave Móvel Digital) e níveis de serviço de suporte de qualidade".
As GOP, elaboradas pelo Governo, são um conjunto de medidas de política e de investimentos que fazem parte da política económica do executivo, têm que estar em consonância com o Orçamento do Estado e são propostas à Assembleia da República juntamente com a lei orçamental.