Trabalhadores da Resinorte e Resiestrela em greve a seguir ao Natal

Os trabalhadores da Resinorte e da Resiestrela, empresas de recolha seletiva e tratamento de resíduos do Norte e Centro interior, marcaram greve para quinta e sexta-feira para reivindicar melhores condições de trabalho e salariais, informou hoje fonte sindical.

Notícia

© iStock

Lusa
21/12/2019 14:51 ‧ 21/12/2019 por Lusa

Economia

Greve

As paralisações nestas empresas de tratamento de resíduos sólidos urbanos, do grupo EGF, abrangem 35 municípios da região Norte (Resinorte) e 14 concelhos dos distritos da Guarda e de Castelo Branco.

"Os trabalhadores estarão em greve pelo aumento geral dos salários, exigem o respeito pelas estruturas representativas dos trabalhadores e do direito constitucional à contratação coletiva, o direito à carreira profissional, por melhores condições de vida e de trabalho", sublinhou o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), numa nota.

De acordo com o STAL, a administração da holding recusa-se "a iniciar qualquer processo de negociação coletiva global ou local".

O sindicato sublinha que, além da melhoria dos salários, são exigidas melhorias noutras "prestações pecuniárias, nomeadamente, do subsídio de refeição e transporte" para a recuperação do poder de compra perdido, "um plano de carreiras que assegure a progressão e a promoção" e um seguro de saúde para todos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas