"Temos todo o programa de captação de investimento para o Interior, que estamos a dinamizar, estando já a preparar uma série de avisos que vão ter uma dotação específica para os territórios do Interior", afirmou Isabel Ferreira.
A governante falava na Covilhã, distrito de Castelo Branco, onde hoje participou numa reunião da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste Europeu (CRUSOE).
Questionada pelos jornalistas sobre se o Governo prevê alguma diferenciação para universidades e politécnicos do Interior, Isabel Ferreira frisou a aposta que tem sido feita naquele território nas diferentes áreas de atividade, incluindo nas instituições de ensino superior, nomeadamente por via do apoio à transferência de conhecimento.
Lembrou ainda que, desde a anterior legislatura, está a ser seguida uma estratégia, que visa a valorização do Interior, através da valorização de recursos endógenos, da dinamização da capacidade empresarial e da captação de investimento e fixação de pessoas.
Nesse sentido, frisou que o Programa de Valorização do Interior está a ser "revistado", com vista à atualização de algumas medidas e inclusão de novas prioridades.
No que concerne aos avisos de candidatura que estão a ser preparados, sublinhou que abarcam as instituições de ensino superior, as empresas e o trabalho em rede com todas as entidades do território.
"Estamos a preparar medidas que vão desde a criação de emprego nos territórios do interior, até à contratação de recursos humanos altamente qualificados, ao apoio a pequenos investimentos, a projetos em copromoção. Enfim, vários avisos que vão ter uma dotação financeira específica e com verbas alocadas para os territórios do Interior", apontou.