Chumbadas propostas de atualização dos escalões do IRS à taxa de inflação

Os votos contra do PS travaram hoje várias propostas de alteração à atualização dos escalões do IRS apresentadas por vários partidos, durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Notícia

© iStock

Lusa
05/02/2020 07:01 ‧ 05/02/2020 por Lusa

Economia

OE2020

 

Entre as várias propostas que foram votadas na Comissão de Orçamento Finanças estavam as do BE e do PCP que previam a atualização dos escalões de IRS em 1%, ou seja, para acompanhar a inflação prevista para 2020. Ambas tiveram o voto contra do PS e a abstenção do PSD e foram chumbadas.

Igualmente rejeitadas foram as propostas do PCP de criação de dois novos escalões de rendimento, bem como a redução do IRS "em meio ponto nos três primeiros escalões de IRS", defendida pelo CDS-PP, uma medida que o partido estimou que pudesse representar uma perda de receita entre 100 a 120 milhões de euros.

Também a proposta de alteração do Iniciativa Liberal que, entre outras medidas, defendia um regime de apenas dois escalões de rendimento, e a do PAN sobre a transferência para o IRS do ganho obtido com a eliminação das isenções em sede do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos foram rejeitadas.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas