Portugal vai receber um reforço de 'material de combate' à Covid-19 no próximo domingo, dia 22 de março, altura em que deverá aterrar em Lisboa um avião proveniente da China, operado pela Hi Fly. São 30 toneladas de material de diagnóstico, emergência e proteção, encomendados pelo Governo português, apurou o Notícias ao Minuto.
Entre os materiais estarão, por exemplo, "máscaras, óculos e fatos de proteção, luvas, testes de diagnóstico e ventiladores", de acordo com um comunicado da Hi Fly, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.
Na quarta-feira, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, disse que estão a ser reforçadas "todas as aquisições de EPI (Equipamento de Proteção Individual)". "Todos os dias estamos a ir ao mercado", disse o governante, assinalando que dois milhões de máscaras e 150 mil EPI vão ser distribuídos pelos hospitais até ao final desta semana e que a partir da próxima semana "este stock será reforçado".
O material em causa, saliente-se, está esgotado em Portugal e na maioria dos países europeus, daí a necessidade de o ir buscar a território chinês.
O material será transportado por um Airbus A340, que segue na sexta-feira para Hanoi, no Vietname, "onde fará o descanso da tripulação", prosseguindo depois para Guangzhou, na China, cidade onde será carregado o material. A chegada a Lisboa está prevista para domingo.
Leia Também: Passageiros de avião proveniente de Portugal suspeitos de infeção