A Emirates, companhia área com sede no Dubai, tornou-se na primeira empresa de aviação a fazer testes rápidos à Covid-19 em passageiros antes de estes embarcarem.
De acordo com um comunicado emitido pela companhia aérea, os primeiros exames rápidos de sangue à Covid-19 foram realizados na quarta-feira no Aeroporto Internacional do Dubai, com passageiros que embarcaram num voo para a Tunísia, todos testados antes da partida.
"A saúde e segurança dos funcionários e passageiros no aeroporto são a nossa prioridade", sublinhou o diretor de operações da Emirates Adel Al Redha.
Os testes estão a ser realizados em cooperação com a Autoridade de Saúde do Dubai (DHA sigla em inglês) e os resultados dos testes de sangue estão disponíveis em 10 minutos. A Emirates afirma ainda ser a primeira companhia aérea do mundo a realizar esses testes.
"Este teste foi convenientemente realizado na área de check-in em grupo do Terminal 3 do Aeroporto Internacional do Dubai", informou a companhia aérea.
Adel Al Redha esclareceu ainda que "estamos a trabalhar com o objetivo de ampliar os testes no futuro e estendê-los a outros voos. Isso vai permitir-nos realizar testes no local e fornecer confirmação imediata aos passageiros da Emirates que viajam para países que exigem certificados de teste COVID-19."
A companhia aérea explicou ainda que a empresa também adotou uma série de medidas nos seus voos para evitar a propagação do novo coronavírus, entre eles o distanciamento social obrigatório, assim como o uso de máscaras dentro do aeroporto e a bordo dos seus aviões. O serviço de bordo também sofreu mudanças e todos os aparelhos vão passar por processos de limpeza mais rigorosos após cada viagem.
"Para combater a Covid-19, estamos a trabalhar de maneira proativa com várias organizações de saúde governamentais e privadas e implementamos todas as medidas necessárias, de acordo com as diretrizes internacionais mais recentes", sublinha ainda o diretor de operações da Emirates.